A cantora Lady Gaga se apresenta gratuitamente na Praia de Copacabana neste sábado (3), às 21h45. O evento faz parte do projeto “Maio da Celebração”, promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro. Para garantir a segurança e a mobilidade do público, a cidade implementará um esquema especial de trânsito, transporte e segurança.
A operação inclui bloqueios de ruas, proibição de ônibus fretados e revista obrigatória para acesso à orla. As autoridades recomendam o uso de transporte público, que terá funcionamento especial durante o evento.
Interdições e bloqueios
A partir da madrugada de sexta-feira (2), cerca de 3 mil vagas de estacionamento serão suprimidas na Avenida Atlântica e em ruas internas de Copacabana. No sábado, a Avenida Atlântica será totalmente interditada a partir das 7h, incluindo ambas as pistas. Às 8h, começam as revistas da Polícia Militar com bloqueios em ruas transversais.
A partir das 18h, 24 pontos de bloqueio restringirão a entrada de veículos no bairro, permitindo apenas ônibus e táxis. O fechamento total de Copacabana ocorrerá às 19h30, com acesso permitido apenas a pé. As ruas serão reabertas às 4h de domingo (4).
Transporte público reforçado
Com as interdições, o transporte público será a principal alternativa para chegar ao evento. As linhas regulares de ônibus circularão normalmente até as 19h de sábado. Após esse horário, os passageiros deverão utilizar o terminal especial na Enseada de Botafogo.
O MetrôRio funcionará ininterruptamente das 5h de sábado até as 23h de domingo. A estação Siqueira Campos é a mais recomendada para desembarque. A estação Cardeal Arcoverde funcionará apenas para desembarque entre 16h e 22h e, posteriormente, apenas para embarques com cartão pré-adquirido ou pagamento por aproximação.
A SuperVia disponibilizará trens extras partindo de terminais como Santa Cruz, Saracuruna e Japeri durante a madrugada de domingo. O BRT operará sem interrupção nas linhas Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil.
Segurança e acesso à praia
A Polícia Militar realizará revistas obrigatórias a partir das 8h de sábado para acesso à orla. Itens proibidos incluem garrafas de vidro, objetos cortantes, fogos de artifício e substâncias inflamáveis.
Algumas ruas estarão totalmente interditadas, inclusive para pedestres, para concentrar o fluxo em vias com pórticos de inspeção. O acesso será permitido apenas por vias específicas, como as avenidas Princesa Isabel e Rainha Elisabeth, e ruas como Siqueira Campos, Constante Ramos e Miguel Lemos.
O post Lady Gaga fecha Copacabana neste sábado apareceu primeiro em Diário Carioca.