

ETA Piraí de Joinville sofrerá parada para obras de melhoria – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND
A ETA (Estação de Tratamento de Água) Piraí, situada no bairro Vila Nova, em Joinville, terá uma parada programada neste domingo (4), para a realização de obras de melhoria na unidade.
A suspensão no fornecimento de água terá início às 4h da madrugada e a expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos até o início da noite. A paralisação é necessária devido à complexidade dos serviços que serão executados nesta fase da obra.
Durante esse período, o abastecimento será impactado nos bairros Boehmerwald, Itinga, Morro do Meio, Nova Brasília, Profipo, Santa Catarina, São Marcos e Vila Nova.
Também poderão sentir reflexos da interrupção partes dos bairros Anita Garibaldi, Floresta (região oeste da Rua Santa Catarina), Petrópolis (área ao sul da Rua dos Radialistas) e Zona Industrial Norte (nas imediações da Rodovia do Arroz).
Quais serão as melhorias
Neste domingo (4), os trabalhos vão concentrar-se na adutora de 700 milímetros de diâmetro, que transporta a água tratada da estação até os reservatórios distribuídos pelos bairros. Também está programada a substituição dos painéis da subestação elétrica da unidade.
Além dessas intervenções, o projeto inclui reformas estruturais e melhorias nas instalações hidráulicas e elétricas existentes. A conclusão das obras está prevista para o ano de 2026, com um investimento total estimado em R$ 43 milhões, financiado com apoio da AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento) e contrapartida da Companhia Águas de Joinville.
A retomada do fornecimento será feita de forma progressiva, começando pelas áreas mais próximas à estação. Já os locais situados em regiões mais elevadas ou afastadas devem ter o abastecimento normalizado apenas na segunda-feira (5).
Os bairros Glória e Costa e Silva, também atendidos pela ETA Piraí, não devem ser afetados, pois serão temporariamente abastecidos pela Estação do Cubatão, graças a uma manobra no sistema de distribuição.
Modernização da estrutura ETA Piraí
Em operação desde 1955, a ETA Piraí é a mais antiga de Joinville e está a passar por um amplo processo de modernização, com diversas frentes de obra em andamento.
O plano prevê a construção de um novo reservatório de água tratada, a modernização do sistema de captação e bombeamento de água bruta, instalação de novos filtros e a criação de uma estação específica para o tratamento do lodo gerado no processo.

Estação de Tratamento de Água Piraí é a mais antiga de Joinville – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND
Prefeitura orienta sobre consumo consciente
Com a parada programada da ETA, a companhia orienta os moradores a adotarem medidas de economia de água para minimizar os impactos durante o período de interrupção.
Uma das principais recomendações é garantir que os imóveis estejam equipados com caixa d’água. A reserva ideal é de 200 litros por pessoa por dia. Caso a capacidade seja inferior, o consumo deve ser ainda mais controlado.
A orientação é que, no sábado (3), véspera da parada, os moradores comecem a armazenar água e economizar, evitando tarefas que exigem grande volume, como lavagem de roupas ou limpeza de áreas externas.
No domingo (4), a prioridade deve ser o uso da água para consumo essencial: alimentação, higiene pessoal e ingestão. Atividades não urgentes devem ser evitadas até que o sistema esteja totalmente restabelecido.
A companhia reforça que o consumo elevado por parte de alguns consumidores pode dificultar a recuperação do abastecimento em outras áreas, afetando toda a rede. Por isso, recomenda-se que o uso responsável da água seja mantido até a normalização completa, prevista para segunda-feira (5) nas regiões mais distantes.