Nesta sexta-feira (2/5), após três anos e meio de disputa, o príncipe Harry perdeu o recurso que abriu na Justiça do Reino Unido contra a redução de sua proteção policial — decisão tomada desde que o duque de Sussex renunciou aos deveres no alto escalão da monarquia em 2020.
Em entrevista à BBC, apesar de confessar que deseja se reconciliar com a família, o filho mais novo de Charles III disse se sentir “decepcionado”. Para ele, sua derrota no tribunal foi como uma “boa e velha armação do establishment“. Harry também culpou a Casa Real por influenciar a decisão de reduzir sua segurança.
Para o duque, todos sabiam que estavam “nos colocando em risco” em 2020 e “esperavam que eu, sabendo desse risco, nos obrigasse a voltar”.
“Mas quando você percebe que isso não funcionou, você não quer nos manter seguros? Seja você o governo, a Casa Real, seja você meu pai, minha família — apesar de todas as nossas diferenças, você não quer apenas garantir nossa segurança?”, questionou o príncipe.
Harry contou nunca ter pedido ao pai que intervisse na disputa sobre sua segurança. “Eu nunca pedi a ele para intervir — pedi a ele para sair do caminho e deixar os especialistas fazerem seu trabalho.”
Ainda durante a entrevista, o filho mais novo da saudosa princesa Diana disse que as mudanças não impactaram apenas a sua vida, mas também a da esposa, Meghan Markle, e dos filhos, Archie e Lilibet Diana.
“Eu amo meu país, sempre amei, apesar do que algumas pessoas naquele país fizeram… e acho que é realmente muito triste não poder mostrar minha terra natal aos meus filhos.”
Por fim, o duque pontuou que não buscará mais nenhuma ação judicial e definiu a situação como uma “disputa familiar”.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.