O mercado chinês, como bem sabemos, é vasto e extenso com mais de 100 montadoras competindo entre si por um espaço. E, normalmente, quem se sobressai são empresas com produtos muito tecnológicos ou até mesmo “diferentões”.
- “Craque Neto” gasta fortuna para deixar Kombi com a cara do Corinthians
- Coleção de carros antigos esquecida em garagem tem até “Fusca do Itamar”
Uma dessas fabricantes é a Songsan Motors (SS), uma pequena empresa chinesa de customização que a partir de 2019 começou a se dedicar à produção de seus próprios carros, e tem como foco principal na fabricação de veículos únicos com um pequeno toque de nostalgia.
Um excelente caso para ilustrar isso é a SS Summer, uma minivan híbrida de sete lugares, oito portas e com inspirações na nossa velha conhecida Volkswagen Kombi — mas com um toque chinês.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–

Com design arrojado e futurista, a réplica da famosa “Corujinha” é mostrada como conceito pela marca chinesa desde 2021. Porém, durante o Salão de Shanghai deste ano, a Songsan mostrou sua versão de produção.
Sob o capô, a montadora adicionou uma mecânica que a versão original da VW jamais imaginou utilizar. Há um motor 1.5 turbo a combustão trabalhando em conjunto de outro elétrico, que juntos entregam 329 cv de potência. É o mesmo utilizado pelos carros da BYD.
Para suprir essa configuração, está uma bateria de 15 kWh de capacidade, que permite a minivan rodar até 80 km somente no modo elétrico. Apesar disso, a autonomia total é de apenas 700 km.
Apesar de ostentar emblemas da Songsan, a Summer não é produzida pela marca. Isso porque a empresa ainda não possui licença para produção de carros na China.

Os responsáveis pela fabricação dos carros são empresas terceirizadas, como exemplo da Kombi, que é produzida pela King Long.
A versão de produção da SS Summer estreou no Salão de Shanghai por 198.000 yuan, equivalente a cerca de R$ 154.000 na conversão atual. Será que essa versão chinesa da nossa Kombi “Corujinha” também se daria bem no mercado brasileiro?
Leia também:
- Carro automático: por que usar o “D” em ladeiras é ruim?
- Dialeto das estradas: 9 sinais dos motoristas que podem salvar sua vida
Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!
Leia a matéria no Canaltech.