São Paulo — A Justiça de Guarulhos determinou a soltura do motorista Erik Rodrigo Batista, de 38 anos, que invadiu uma calçada, atropelou e matou um pedestre na madrugada do dia 11 de abril deste ano, na Avenida Tiradentes, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Segundo a polícia, na ocasião, o motorista admitiu ter consumido aproximadamente 8 garrafas de cerveja e se recusou a fazer o teste do bafômetro.
Na decisão, o juiz responsável, Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, afirmou que a manutenção da prisão preventiva do réu não fazia mais sentido. Conforme os autos do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Erik é “possuidor de ótimos antecedentes” e ”não há indicação de que, em liberdade, colocará em risco a ordem pública”.
“Com efeito, embora o acusado tenha conduzido veículo automotor após ingerir bebida alcoólica, trafegado em alta velocidade, mudado repentinamente de faixa, vindo a atropelar a vítima, não há indicação de que, em liberdade, ele colocará em risco a ordem pública, o regular andamento da instrução criminal ou mesmo a aplicação da lei penal”, argumentou o juiz.
Apesar da revogação da prisão, contudo, o motorista ainda terá que cumprir medidas cautelares impostas pela Justiça. Conforme determinado pelo tribunal, Erik deverá comparecer mensalmente ao juízo para informar e justificar suas atividades, está proibido de frequentar bares e boates, não pode deixar Guarulhos sem aviso prévio ao juizado e está proibido de obter qualquer tipo de habilitação para dirigir veículo automotor.
Atropelamento
Na época, uma câmera de segurança capturou o momento em que o motorista invade a calçada em alta velocidade com seu Audi Q3 e atropela Cristiano Almeida da Cruz, também de 38 anos. Na gravação, é possível ver a vítima sendo arremessada bruscamente assim que é atingida.
Veja o vídeo:
De acordo com boletim de ocorrência, a Polícia Militar (PM) foi acionada pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) por volta das 2h para atender a ocorrência. Ao chegarem no local, encontraram a vítima, identificada como Cristiano Almeida da Cruz, também de 38 anos, caída no solo e já sem sinais vitais.
Uma testemunha estava no local e contou à polícia que o motorista, após atropelar a vítima, parou o carro, abriu o vidro, colocou o rosto para fora para ver o que havia acontecido e fugiu.
Após ronda na região, Erik Rodrigo Batista foi encontrado pelos PMs. O veículo do indivíduo, um Audi Q3 preto, foi localizado estacionado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, também no centro da cidade.
Questionado sobre o atropelamento, o motorista informou ter notado que havia colidido com algo ao subir na calçada com o automóvel, contudo, optou por seguir viagem. Os policiais relatam que ele apresentava “sinais evidentes de embriaguez, tais como fala arrastada, forte odor etílico e dificuldade na coordenação motora (andar cambaleante)” e cumpriram a prisão.