Vaticano – O conclave que elegerá o novo papa teve início, nesta quarta-feira (7/5), no Vaticano. O início da reunião, que conta 133 cardeais eleitores, foi acompanhada por fiéis atentos de todo o mundo, por meio de telões instalados na Praça de São Pedro. Veja:
Emocionandos e rezando, os fiéis acompanharam o rigoroso ritual religioso que teve início com uma missa, na manhã desta quarta-feira. Segundo o Vaticano, mais de 5 mil pessoas assistiram à cerimônia.
O início formal dos ritos ocorreu às 11h30 (horário de Brasília). A partir desse momento, os cardeais permanecem em isolamento total até que haja consenso sobre o sucessor de Francisco.
Na Capela Sistina, os cardeais acompanharam, ainda, um canto e fizeram, um por um, o juramento de fidelidade às normas estabelecidas para a eleição papal, incluindo a promessa de sigilo absoluto sobre tudo o que acontece no interior da Capela Sistina.
Depois, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias ordenou o extra omnes — expressão em latim que indica que todos os não envolvidos na eleição devem deixar o local.
Às 12h46 (no horário de Brasília) as portas da capela foram oficialmente fechadas e o conclave teve início. A votação seguirá até que um dos candidatos obtenha pelo menos dois terços dos votos, ou seja, 89 votos.