Os ambulantes que acompanham a chegada dos participantes do ato pró-anistia dos condenados pelo 8 de janeiro de 2023 diversificaram os itens que colocaram à venda. Camisetas com palavras de ordem como “Fora, Lula” e “Fora, Moraes”, estão ao lado de outras que dizem “Faz o Elon Musk” — uma sátira com o famoso “Faz o L” utilizado por eleitores do atual presidente do Brasil, Lula (PT). Cada camiseta é vendida por valores entre R$ 50 e R$ 60.
Veja:
Por volta das 14h, no estacionamento entre a Funarte e a Torre de TV, os manifestantes chegavam com camisas do Brasil ou amarelas, além de bandeiras.
A maioria se concentra próximo ao trio elétrico que deverá levar as autoridades participantes do ato e conduzir a manifestação até a Esplanada dos Ministérios. Eles deverão chegar até a Avenida José Sarney, antes do Congresso Nacional, que está protegido por grades.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está no local para garantir a segurança.
Presenças confirmadas
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) confirmou que participará do ato.
Entre os parlamentares da Câmara Legislativa do DF (CLDF), apenas três dos 24 eleitos confirmaram presença no protesto a favor da libertação dos julgados pelos atos golpistas. Dentre eles, estão os distritais Pastor Daniel de Castro (Cidadania), Roosevelt Vilela (PL) e Thiago Manzoni (MDB).