Gleisi rebate oposição sobre escândalo de descontos ilegais no INSS

A ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann usou as redes sociais, nesta quarta-feira (7/5), para rebater falas da oposição sobre o esquema de descontos ilegais que operava no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Gleisi ressaltou que foi no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que “quadrilhas criaram entidades fantasmas para roubar os aposentados, sem que nada fosse feito para investigá-las ou coibir sua ação”.

Também pontuou que a secretaria da Previdência, o Ministério do Trabalho e Previdência e o INSS do governo Bolsonaro não cumpriram a medida provisória (MP) de 2019 que exigia autorização individual para os descontos.

A ministra lembrou que a MP que cancelou a exigência de autorização individual e verificada para descontos foi aprovada pelo Congresso e sancionada por Bolsonaro em 2022.

“Foi apenas no governo Lula que a Polícia Federal e a CGU enfrentaram as quadrilhas e as entregaram à Justiça. O governo está trabalhando para que o mais rápido possível essas entidades respondam pelo que fizeram e façam o ressarcimento devido aos aposentados. As quadrilhas e as associações fraudulentas terão de devolver tudo que roubaram”, ressaltou Gleisi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.