Ao vencer a eleição feita pelo colégio de cardeais nesta quinta-feira (8/5), o estadunidense Robert Francis Prevost conquistou dois terços dos votos no conclave, aceitou formalmente o cargo e se tornou o papa Leão XIV. Aos 69 anos, ele assumiu o posto de líder da Igreja Católica em todo o mundo.
Diante do anúncio do novo papa, a coluna Claudia Meireles foi atrás de saber algumas curiosidades do religioso, que nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago (EUA). Detentor de cidadania peruana por conta dos trabalhos missionários feitos no país, Leão tem ascendência espanhola por parte de mãe, e franco-italiana pelo pai.
Em 1977, o papa se graduou em matemática pela Universidade Villanova, na Pensilvânia (EUA). Após ter sido ordenado padre, ele optou por uma especialização em direito canônico na Pontifícia Universidade de São Tomas de Aquino, em Roma (ITA). Grande parte do trabalho missionário dele foi na América Latina, mais precisamente no Peru.
Como a maioria dos papas, o novo líder da Igreja Católica também é poliglota. Ele tem fluência em quatro idiomas, sendo inglês, espanhol, italiano e francês. Outra curiosidade do religioso envolve o esporte tênis. Em entrevista ao jornal argentino La Nación, o sumo pontífice se declarou como “um grande aficionado” pelo esporte.
Papa Leão XIV
Filho de um pai catequista, Leão XIV atuou como coroinha em uma igreja nos Estados Unidos e frequentou uma escola paroquial. Quando ajudava o padre durante a celebração da missa, o garoto nem imaginava o caminho que iria trilhar e um dia assumir o posto da sumo pontífice da Igreja Católica. Ele é o 267° papa.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.