Rio de Janeiro – O clássico “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, retorna ao palco do Theatro Municipal do Rio a partir do dia 14 de maio, com sessões quase todas esgotadas. A produção conta com Mayara Magri, primeira bailarina do Royal Ballet de Londres, e Victor Caixeta, ex-Mariinsky, além de nomes de peso como Paulo Vitor Rodrigues.
O espetáculo terá dez récitas abertas ao público e uma especial para escolas. Quem não conseguir ingresso poderá assistir gratuitamente no telão montado na Av. Treze de Maio, nos dias 16 e 17, com distribuição de 150 senhas por sessão.
Estrelas internacionais e talento brasileiro
A montagem de 2025 de “O Lago dos Cisnes” tem direção geral de Hélio Bejani e regência do maestro Javier Logioia Orbe. A concepção é assinada por Bejani e Jorge Texeira, baseada na obra original de Marius Petipa e Lev Ivanov.
Além de Magri e Caixeta, o elenco traz o carioca Cícero Gomes, a talentosa Juliana Valadão, Manuela Roçado, Rodrigo Hermesmeyer, Marcella Borges e o premiado Paulo Vitor Rodrigues.
Datas das apresentações
- 14, 16, 24/5 – Juliana Valadão e Cícero Gomes
- 15, 17, 21/5 – Mayara Magri e Victor Caixeta
- 18, 23/5 – Manuela Roçado e Rodrigo Hermesmeyer
- 22, 25/5 – Marcella Borges e Paulo Vitor Rodrigues
O elenco ainda conta com os bruxos Edfranc Alves, Saulo Finelon e Anderson Dionísio, e os bobos Alyson Trindade, Luis Paulo Martins e Matthews Imperial.
Telão na rua: balé para todos
Nos dias 16 e 17, quem não tiver ingresso pode curtir a apresentação em um telão instalado no Boulevard da Av. Treze de Maio. Basta retirar a senha uma hora antes.
Quem é quem nos palcos
Mayara Magri
Primeira bailarina do Royal Ballet de Londres, começou no projeto social Dançar à Vida e brilhou em concursos como o Festival de Dança de Joinville.
Victor Caixeta
Mineiro, começou no projeto Pé de Moleque, passou pelo Mariinsky e hoje dança na Europa como convidado em grandes companhias.
Paulo Vitor Rodrigues
Ex-solista do Joffrey Ballet, premiado em Joinville e atuando como freelancer no Brasil.
Sinopse
A princesa Odette foi transformada em cisne por um feitiço do bruxo Von Rothbart. Para quebrar o encanto, precisa que um jovem declare amor eterno a ela. Mas se ele quebrar a promessa, ela viverá como cisne para sempre.
Maestro consagrado
Javier Logioia Orbe tem mais de 35 anos de carreira. Já passou por orquestras na Argentina, Chile e Uruguai. Foi assistente de Zubin Mehta e Valery Gergiev e regeu companhias como o Ballet do Bolshoi e o Teatro Mariinsky.
Serviço
O Lago dos Cisnes
Local: Theatro Municipal do Rio
Datas: De 14 a 25 de maio
Horários: 14, 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24/5 às 19h; 18 e 25/5 às 17h; 20/5 às 14h (Projeto Escola)
Duração: 2h30 com intervalo
Classificação: Livre
Acessibilidade garantida
O post Ballet “O Lago dos Cisnes” volta ao Rio apareceu primeiro em Diário Carioca.