Cardeais brasileiros falam sobre o conclave que elegeu o papa Leão XIV

Vaticano – Um dia após o novo líder da Igreja Católica ser anunciado, os sete cardeais brasileiros que participaram do conclave do papa Leão XIV comentaram sobre a cerimônia, e as expectativas para o pontificado do norte-americano.

Siga ao vivo: 

Para a imprensa presente no Vaticano, o arcebispo de Brasília, Paulo Cezar Costa, disse que os participantes do conclave foram apenas “instrumentos” de Deus na escolha do novo líder da Igreja Católica.

A linha de pensamento de Costa também foi seguida pelo cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro de 74 anos.

“Aquilo que impressiona é que nós vemos Deus agir. Antes do conclave nós falávamos, que é o espirito santo que escolhe, quem faz. Claro, através de pessoas humanas”, destacou Tempesta.

Apesar do isolamento na Capela Sistina, o cardeal Leonardo Ulrich Steiner afirmou que os presentes no conclave não estava sozinhos.

“Não éramos nós apenas que estávamos ali. Era a igreja que estava ali”, disse o arcebispo de Manaus de 74 anos.

O cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo primaz da arquidiocese de Salvador, ressaltou as missões passadas de Leão XIV, que por anos atuou em missões no Peru.

“Com certeza ele conhece muito bem não só a realidade da igreja no mundo, mas particularmente na América Latina. Nós temos um papa que era bispo latino-americano. Sem dúvida que sua origem americana tem sido ressaltada, mas não podemos esquecer que a sua atuação episcopal, sua atuação como bispo, foi no Peru, na América Latina”, afirmou o arcebispo da arquidiocese mais antiga do Brasil.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.