Você já se perguntou como os meteorologistas determinam a intensidade das chuvas? Basicamente, eles trabalham com o chamado índice pluviométrico, que é medido em milímetros e relaciona a duração temporal da chuva e a área afetada por ela. Assim, esta medida indica a quantidade de água e a intensidade da chuva em determinado local.
- A água da chuva é sempre potável?
- O que quer dizer a porcentagem de chance de chuva na previsão do tempo?
Para entender melhor, imagine que o índice pluviométrico de um dia em determinado local foi de 2 mm. Isso significa que, se você estivesse lá e tivesse em mãos uma caixa com 1 m², a água da chuva nela teria chegado a 2 mm de altura.
O índice pluviométrico é medido por centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país equipadas com o pluviômetro. Trata-se de um instrumento composto principalmente por um funil de captação e básculas.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Juntos, estes dispositivos coletam água e, conforme são preenchidos, enviam sinais elétricos para as estações meteorológicas. Depois, os meteorologistas analisam os dados dos vários aparelhos presentes nas cidades e os usam para determinar a média da precipitação naquela área.

Agora, voltemos rapidamente ao nosso exemplo da caixa com água acumulada: cada milímetro de altura da água ali equivale a um litro de água. Portanto, se ocorre 1 mm de chuva em um local durante 24 horas, então este lugar recebeu o equivalente a 1 litro de água com a chuva.
Já a determinação da intensidade da chuva depende desta medida. Por exemplo, para a chuva ser considerada fraca, uma área de 1 m² precisa ter menos de 5 mm de água acumulada durante uma hora.
As chuvas moderadas, por sua vez, rendem de 5 mm a 25 mm de água durante uma hora nesta área. Já as chuvas são fortes quando alcançam 25 mm a 50 mm, enquanto as muito fortes acumulam mais de 50 mm em uma hora.
Leia também:
- Quais são os tipos de chuva?
- Chuva raríssima causa inundação no deserto do Saara; veja imagens
Vídeo: É possível sentir o cheiro da chuva antes mesmo que ela chegue?
Leia a matéria no Canaltech.