Cerca de 70 membros da Sociedade do Pelznickel e autoridades municipais se reuniram neste sábado, 10 de maio, para um momento simbólico e marcante: o plantio de árvores no Parque Municipal Vereador Érico Vicentini, em Guabiruba (SC). Os integrantes plantaram mais de 100 mudas de árvores – doadas pela Secretaria de Meio Ambiente e levadas pelos próprios participantes – deixando sua marca no terreno que sediará a Pelznickelplatz. Para muitos, foi também uma oportunidade de conhecer de perto o novo local e se reconectar com a tradição.
Segundo o vice-presidente Jocimar Fischer, o plantio marca um novo ciclo. “Até então estávamos mais na parte burocrática e aprovação de projetos. Agora, a gente começa a trazer todos os integrantes para cá para estar, de fato, concretizando esse sonho, que é o sonho de todo mundo. É algo que parecia ser tão distante e aqui estamos. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma.
Com o início das atividades no novo espaço, Jocimar reforça que o gesto de plantar uma árvore simboliza além de uma ação ambiental, representa também um legado que os membros deixam para a tradição.
“Cada um que está aqui está deixando a sua marca registrada. Essas raízes vão crescer, essas árvores vão se desenvolver e vão deixar frutos. E quando a gente fala em frutos, a gente não fala só o fruto da árvore em si, a gente fala o fruto da cultura, de manter viva essa tradição, de passar de pai para filho. E não se fala hoje de Guabiruba sem falar do Pelznickel, da Christkindl, São Nicolau ou Sackmann”, destaca.
Para os membros, o momento foi recebido com muita felicidade e emoção. Em especial para Eliana Schaefer, dona do terreno que sediou a Pelznickelplatz por muitos anos na rua Nicolau Schaefer.
“Foi muito emocionante, gostei muito de ter vindo plantar essas mudas de árvore. Vou sentir falta desses meus “vizinhos barulhentos”, porque chega o fim do ano e a gente já se prepara para receber tudo, deixar tudo arrumado. Agora vai mudar, mas estou muito animada porque o espaço estava ficando pequeno e realmente precisamos aumentar, ir em frente para levar a tradição adiante”, conta.
A secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Guabiruba, Clausia Regina Boos, também participou do momento e enalteceu a importância da tradição para o município.
“Hoje, somos reconhecidos oficialmente como a Capital Catarinense do Pelznickel, e quando se fala sobre essa tradição, as pessoas automaticamente lembram da nossa cidade. Com a presença da Sociedade nesse novo espaço, tenho certeza de que o turismo também será fortalecido, não apenas em dezembro, mas ao longo de todos os meses. O turismo agradece”, afirma.
Além dela, também estiveram presentes o vice-prefeito, Cledson Kormann, prefeito em exercício, e os vereadores Anderson Luiz Cavichioli, Carlos Henrique Graf da Silva e Diego Borges Veneruchi.