Um crime antigo e recorrente. Com certeza você já ouviu falar sobre o golpe das panelas. O crime é bem comum: estelionatários se passam por vendedores de panelas de cozinha de alta qualidade, geralmente oferecendo descontos e condições especiais.
Eles utilizam táticas persuasivas, pressão e urgência para induzir as vítimas a comprar produtos falsificados ou de baixa qualidade, muitas vezes por preços inflados. Quando a vítima percebe, já foi enganada e deu aos ladrões altas quantias por equipamentos baratos, o famoso gato por lebre.
Veja alguns prints:
Recentemente, o delegado-chefe da 38ª DP (Vicente Pires), Pablo Aguiar, fez um relato nas redes sociais, com o intuito de alertar a população. De acordo com o policial, nesta unidade é recorrente o registro de ocorrências de clientes que caíram em golpes desse tipo, que é aplicado nacionalmente. As vítimas geralmente são abordadas em locais públicos, como estacionamentos de supermercados, e os golpistas costumam usar carros para facilitar a fuga.
Veja o vídeo:
Fique atento!
Muitos golpistas podem clonar o cartão de crédito ou de débito da vítima, ou utilizar maquininhas adulteradas para aplicar o golpe.
Por isso, para se proteger, as forças de segurança pública orientam:
- Antes de qualquer compra, pesquise sobre a procedência do vendedor e do produto, verificando se é um distribuidor autorizado.
- Peça para ver o produto antes de comprar, verificando a qualidade e se corresponde com a descrição e o preço.
- Evite compras impulsivas e não se deixe levar por ofertas muito tentadoras ou pressão para comprar.
- Caso você seja abordado por vendedores suspeitos, procure a polícia e denuncie o crime.
- Se você for vítima do golpe, registre um boletim de ocorrência para que a polícia possa investigar o caso.