Vereadores de Brusque visitam Hospital IMAS/Imigrantes

Na tarde da última sexta-feira, 9 de maio, o IMAS/Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque recebeu a visita de vereadores do município e assessores parlamentares, em uma iniciativa de aproximação entre o Poder Legislativo e a direção da instituição. Durante o encontro, os parlamentares conheceram de perto a estrutura física do hospital e assistiram a uma apresentação com dados atualizados sobre os atendimentos, indicadores e investimentos realizados nos últimos dois anos.

Participaram da visita os vereadores Antonio Roberto Silva (PRD), Elizabete Maria Barni Eccel, a Bete (PT), Felipe Hort (Novo), Pedro Correa da Silva Neto (PL), Valdir Hinselmann (PL) e Joubert Lungen (Podemos), além dos assessores parlamentares Daniela Bosio (representando o vereador Alessandro Simas – União Brasil), André Luiz Pettermann (representando o vereador Cassiano Tavares, o Cacá – Podemos) e Wellington Belotto (representando o vereador Ricardo Gianesini, o Rick Zanata – Novo).

A comitiva foi recebida pela diretora administrativa, Joice Ronsani Marcellino, e pelo diretor técnico, Dr. Fernão Araújo, que trouxeram as informações institucionais. Eles abordaram a transição do hospital, a ampliação dos atendimentos via SUS, a reativação da maternidade, a inauguração de novos leitos e setores especializados, e os avanços estruturais e assistenciais conquistados desde a implantação da nova gestão, em 2023.

Na avaliação do vereador Pedro Correa (PL), o momento foi positivo e necessário. “Foi muito boa a visita”, avalia.

O vereador Antonio Roberto Silva (PRD) destacou a estrutura e o acolhimento prestado pela equipe do Imigrantes. “O hospital tem uma estrutura moderna e um ambiente acolhedor. O atendimento prestado pelos gestores foi excepcional, todos se mostraram muito solícitos e dispostos a esclarecer todas as dúvidas apresentadas”.

Ele também enalteceu o papel do hospital na redução das filas do SUS. “Sobre a percepção de superlotação, é importante destacar que há uma série de informações que precisam ser melhor compreendidas sobre essa situação. Muitas vezes, esse volume é composto por acompanhantes ou resulta de uma organização inadequada das secretarias municipais de origem dos pacientes que são atendidos pelo hospital.Quando analisamos de forma mais criteriosa, torna-se evidente o importante papel que o Hospital Imigrantes tem desempenhado no enfrentamento das filas do SUS. A instituição não atende apenas o município de Brusque, mas presta serviços a diversas cidades e regiões de Santa Catarina, contribuindo de forma significativa para a ampliação do acesso da população à saúde pública especializada”, pontua.

Já para a vereadora Bete Eccel (PT), a visita foi uma oportunidade importante de diálogo e transparência. “Foi extremamente relevante o contato que tivemos. Tivemos a oportunidade de ouvir diretamente sobre o funcionamento e a organização do hospital. Destaco a importância da abertura para o diálogo e de sabermos que teremos um canal sempre disponível para esclarecer nossas dúvidas”, afirma.

Durante a apresentação, os vereadores também conheceram dados que demonstram o crescimento do hospital: atualmente, são realizados cerca de 1,5 mil procedimentos cirúrgicos por mês, mais de 8 mil consultas ambulatoriais, e o hospital conta com mais de 120 leitos ativos, incluindo UTI adulta, neonatal, pediátrica e leitos oncológicos. Além disso, mais de 700 médicos estão cadastrados e atuam na unidade, que se tornou referência estadual em alta complexidade, com especialidades como neurocirurgia, cirurgia torácica, cardiovascular e ortopedia.

A visita reforça o compromisso do IMAS/Imigrantes com a transparência e o diálogo institucional. “Nosso objetivo é mostrar com clareza o que está sendo feito, como estamos organizados e onde podemos melhorar. A presença dos vereadores fortalece essa ponte com a sociedade e contribui para uma construção conjunta de soluções”, conclui a diretora Joice.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.