Em um gesto marcado pela simplicidade e proximidade, o papa Leão XIV fez, nesta terça-feira (13/5), uma visita surpresa à cúria geral da Ordem de Santo Agostinho, em Roma. O pontífice celebrou uma missa, almoçou com os religiosos, conversou com os confrades, e reforçou a importância da comunhão e da vida em fraternidade.
O local foi o lar de Robert Prevost, agora, papa Leão XIV, por 12 anos, de 2001 a 2013, período em que foi prior geral.
Recebido pelo padre Alejandro Moral Antón, o pontífice chegou por volta das 11h da manhã, acolhido calorosamente pelos agostinianos.
“Ele costumava vir comer aqui e queria agradecer à comunidade por isso. Ele veio celebrar a Eucaristia e almoçar conosco. Foi uma visita em família, de agradecimento. Foram momentos passados juntos, muito, muito familiares, muito agradáveis. Ele conhece todos e todos nós o conhecemos, e por isso é muito bonito“, declarou Antón.
Veja momento:
Leão deixou o local por volta das 15h, no horário local de Roma, e segundo o Vaticano, fez “tudo como costumava fazer antes de ser eleito”.
A presença do pontífice, fora da agenda oficial, demonstra um pouco de como será o perfil do pontificado de Prevost, voltado ao cuidado com as comunidades e à valorização da vida religiosa como espaço de comunhão.
Alejandro declarou que o papa deixou uma mensagem de esperança aos agostinianos, dizendo que “devemos estar sempre próximos uns dos outros, viver, como pede Santo Agostinho, a comunhão”.