O apagão que atingiu Portugal, Espanha e parte da França no dia 28 de abril foi monitorado do espaço por três satélites da NASA que orbitam a Terra. Imagens divulgadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) nesta segunda-feira (12) mostram a extensão do blackout e a recuperação gradual da energia nesses países.
- A tal vibração atmosférica induzida foi realmente a causa do apagão na Europa?
- Apagão na Europa teria sido causado por ‘fenômeno atmosférico raro’ na Espanha
Embora a eletricidade tenha sido restaurada ainda na noite de 28 de abril na maior parte dos territórios afetados, algumas áreas permaneceram no escuro por mais tempo, com a falta de luz persistindo até a manhã do dia seguinte.
Os satélites Suomi-NPP, NOAA-20 e NOAA-21, operados pela agência espacial americana, realizaram seis passagens sobre a Espanha e Portugal entre o anoitecer e o amanhecer. Cada passagem gerou uma imagem relacionada à situação da rede elétrica na Península Ibérica.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Algoritmos da NASA
De acordo com a ESA, algoritmos desenvolvidos pela NASA e aplicados às imagens noturnas ajudam a identificar quais áreas permaneceram sem luz e quais conseguiram retomar o fornecimento de eletricidade ao longo da noite.
“Os pontos verdes indicam a ausência de luz, enquanto os brancos mostram áreas com fornecimento estável de energia elétrica. Essa distribuição é consistente com os relatórios das empresas de energia e com o retorno gradual à normalidade”, destacou Alejandro Sánchez de Miguel, pesquisador do Instituto de Astrofísica da Andaluzia, em comunicado da ESA.
Panorama do retorno da energia

Uma análise do Black Marble – projeto da NASA que analisa dados de luz noturna obtidos por satélites – revelou que boa parte da região urbana da Península Ibérica já tinha eletricidade na manhã do dia 29 de abril. Contudo, muitas áreas rurais da região ainda sofriam com a falta de eletricidade na data.
Investigações com base em informações coletadas pelo projeto após desastres anteriores revelaram que pessoas em áreas rurais frequentemente precisam esperar mais tempo para que sua energia seja recuperada.
“Isso cria um grande dilema, visto que a maioria das áreas rurais é habitada por populações em risco, como idosos. O apagão de 28 de abril na Espanha e em Portugal destaca a importância de ferramentas acessíveis como o Black Marble para aprimorar a resposta a desastres e o planejamento de resiliência”, ressalta Miguel Román, vice-diretor de atmosferas e sistemas de dados da NASA Goddard.
Leia mais:
- Satélites recém-lançados da NASA observam correntes elétricas intensas da Terra
- Aquecimento global reduzirá segurança de satélites orbitando no espaço
- TROPICS | NASA lança satélites para estudar ciclones e furacões
VÍDEO | COMO VER UM ECLIPSE SOLAR EM SEGURANÇA
Leia a matéria no Canaltech.