O presidente Lula demonstrou a auxiliares vontade de comparecer ao velório do ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, uma das maiores referências da esquerda na América Latina.
Segundo ministros do governo, Lula foi informado do estado terminal de Mujica na segunda-feira (13/5). O petista disse aos seus auxiliares que iria ao velório, caso o ex-presidente falecesse.
Após participar de agendas na China e na Rússia, Lula tem previsão de retornar para Brasília na quarta-feira (14/5). O velório de Mujica no Uruguai, porém, pode alterar esses planos.
Morte de Pepe
Aos 89 anos, Mujica tratava um câncer que tinha se espalhado pelo seu corpo. A morte dele foi confirmada nesta terça-feira (13/5) pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi.
“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu o aliado do ex-presidente.