José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai que morreu nesta terça-feira (13/5), recebeu a mais alta honraria brasileira concedida a cidadãos estrangeiros. O líder uruguaio faleceu aos 89 anos, na capital Montevidéu.
Em dezembro de 2024, durante visita ao Uruguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecorou Mujica, com quem tinha boa relação, com a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira.
No encontro entre os dois líderes sul-americanos, Lula classificou Mujica como “a pessoa mais extraordinária” entre todos os chefes de Estado que conheceu durante sua trajetória política.
“Essa é a comenda mais importante do Brasil. Essa medalha que estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. Posso dizer que de todos os muitos presidentes que conheci, que tive amizade, o Pepe é a pessoa mais extraordinária”, disse o presidente brasileiro ao entregar a medalha à Mujica.
O encontro aconteceu na chácara Mujica-Topolansky, propriedade do ex-presidente do Uruguai localizada em Montevidéu. “Eu agradeço, querido. Não sou um homem de prêmios e medalhas. Sou um homem do povo. Obrigado por termos nos encontrado nessa caminhada”, disse Mujica ao receber a honraria.