O icônico fusca azul claro do ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica, que morreu nesta terça-feira (13/5) aos 89 anos, ficou conhecido internacionalmente como símbolo do estilo de vida simples adotado por um dos líderes mais populares da esquerda latino-americana.
O veículo, um Volkswagen modelo 1987, chegou a despertar o interesse de colecionadores e autoridades estrangeiras, incluindo um sheik árabe que, em 2014, ofereceu US$ 1 milhão, o equivalente a cerca de R$ 2,5 milhões na época, para comprá-lo.
A proposta milionária não foi a única. Segundo reportagem da BBC, outras ofertas também foram feitas, como a do então embaixador do México no Uruguai, Felipe Enríquez, que sugeriu uma troca por dez caminhões. A identidade do sheik árabe nunca foi revelada.
Na época, Mujica revelou que tinha dois fuscas: um azul claro, presente de amigos, e outro azul escuro, mais antigo. Apesar da fama dos veículos, disse não ter apego a carros, mas ressaltou que a situação seria diferente se a oferta fosse por sua cadela de três patas, Manuela, com quem pediu para ser enterrado.”
“Se me fazem uma oferta por ela, a coisa muda de figura”, disse em entrevista ao site Subrayado.
O ex-presidente também comentou o motivo de tanto interesse pelo automóvel. “Os seres humanos têm fetiches e precisam de símbolos materiais”, afirmou.
Lula de carona no fusca azul de Mujica
O fusca azul ganhou ainda mais destaque quando serviu de transporte para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O episódio ocorreu em janeiro de 2023, durante uma visita oficial de Lula ao Uruguai. Mujica, bem-humorado, comentou a ocasião.
“É brasileiro, vai viver mais que eu”, brincou, ao justificar o passeio como uma forma de demonstrar que o carro ainda funcionava.
O último encontro entre Lula e Mujica aconteceu em março deste ano, na posse do novo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi. Na ocasião, Lula publicou em suas redes sociais.
“Mujica é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos. E eu tenho um profundo amor e respeito por esse companheiro”, disse Lula.
Figura admirada por sua coerência e simplicidade, Mujica ficou conhecido por recusar privilégios do cargo de presidente, morar em uma chácara modesta e doar grande parte do seu salário. O fusca azul se tornou um dos principais símbolos dessa trajetória.