São Paulo — Com 13°C e 5,8°C, as cidades de São Paulo e Campos do Jordão registraram as menores temperaturas do ano na madrugada desta quinta-feira (15/5), de acordo com a Defesa Civil.
Devido à atuação de uma massa de ar fria e seca, o tempo amanheceu estável e com as temperaturas amenas em todo o estado nesta quinta. Entretanto, nas regiões litorâneas, por causa de ventos úmidos do oceano, o dia iniciou com nebulosidade variável e com nevoeiros isolados.
No decorrer do dia, a condição de estabilidade permanecerá na maior parte do estado e as temperaturas se elevarão até o início da tarde e voltarão a cair à noite. Apenas no litoral sul, a umidade do oceano poderá provocar chuva fraca ao longo do dia.
Veranico
A previsão, no entanto, aponta para aumento das temperaturas nos próximos dias. O veranico, como é chamado o período de estiagem e altas temperaturas em pleno outono, será o segundo do mês no país e deve durar pelo menos até a próxima terça-feira (20/5).
De acordo com o portal Climatempo, apesar das manhãs ainda mais frias em algumas áreas, as tardes já voltam a ser marcadas por calor acima da média.
Até meados da próxima semana, a expectativa é de temperaturas entre 3°C e 5°C acima do normal para esta época do ano no estado paulista. A média se estende aos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de Rondônia, no Norte (veja mapa abaixo). Em vermelho, estão os locais com temperaturas previstas para 5°C acima da média.

O tempo seco predomina, com baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no interior do Sudeste e no Centro-Oeste.
Na sexta-feira (16/5), o calor se destaca principalmente no interior do estado, com máximas de 30°C em Ibirá, Terra Roxa e Pitangueiras, e 29°C em Votuporanga e Sertãozinho.
No sábado (17/5), o padrão de calor se mantém e até se intensifica em algumas áreas. Ibirá, Pitangueiras e Araçatuba devem alcançar os 31°C.