Celulares intermediários ficarão 30% mais poderosos com novo chip da Qualcomm  

A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira (15) o lançamento do processador Snapdragon 7 Gen 4. O chip é voltado para celulares de segmentos intermediários, com melhorias de performance e inteligência artificial (IA), segundo a empresa. 

  • O que é silício e por que os microchips são feitos desse material?
  • Seu celular é assim por dentro, no microscópio. O que são os nanômetros dele?

A plataforma ganhou um aumento de 27% no desempenho da CPU, o que deve resultar em uma experiência mais rápida e fluida na hora de mexer nos novos celulares. 

  • 📱 Compre os melhores celulares com plataformas Snapdragon no WhatsApp do CT Ofertas 

Já a GPU, responsável pela renderização gráfica em jogos ou outros aplicativos pesados em qualidade visual, recebeu melhorias de 30% em comparação com a geração anterior.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Nesse sentido, a Qualcomm também destacou o Snapdragon Elite Gaming como um conjunto de soluções que otimizam a experiência durante os jogos. Elas incluem o aumento das taxas de quadros, além da otimização da resolução e detalhes nas imagens. 

Qualcomm Snapdragon 7 Gen 4
Snapdragon 7 Gen 4 aproxima intermediários dos tops de linha (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Além disso, o desempenho em tarefas de inteligência artificial subiu 65%. Na prática, os aparelhos ficarão mais aptos a rodarem modelos de linguagem de forma nativa, com maior velocidade. 

Uma novidade é a capacidade de gerar imagens por difusão estável, uma técnica comumente utilizada por serviços que transformam comandos em texto para fotos ou ilustrações, por exemplo. O recurso é inédito na série Snapdragon 7.

“Com a plataforma móvel Snapdragon 7 Gen 4, estamos oferecendo novos níveis de possibilidades na série 7 com experiências orientadas por IA incorporadas diretamente ao hardware, tornando mais fácil do que nunca para os usuários capturar, criar e compartilhar”, disse o vice-presidente sênior e gerente geral de aparelhos móveis da Qualcomm Technologies, Inc, Chris Patrick. 

O processamento das imagens capturadas pelas câmeras também foi aprimorado, o que ajuda a obter o máximo de detalhes em fotos e vídeos.

Celulares Honor e Jovi serão os primeiros com o Snapdragon 7 Gen 4

Além de anunciar o chip, a Qualcomm também confirmou que as marcas chinesas Honor e Jovi (que é a Vivo “adaptada” ao mercado brasileiro) estarão entre as primeiras a adotar o novo processador, com lançamentos de celulares ainda neste mês. 

Embora não tenha sinalizado quais serão os modelos que inaugurarão o processador no caso de cada marca, rumores anteriores já tenham associado o 7 Gen 4 à linha Honor 400.

Leia mais no Canaltech:

  • iPhone dos 20 anos terá bateria “100% silício” e tela sem bordas, diz site
  • Qual é o melhor Samsung Galaxy A para comprar em 2025?
  • 5 motivos para você desligar o WiFi do seu celular antes de sair de casa

Conheça as principais diferenças entre o Galaxy S25 e S25 Plus:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.