No próximo domingo (18/5), Leão XIV será, oficialmente, empossado como líder supremo da Igreja Católica, em uma missa pública inaugural na Praça de São Pedro, no Vaticano. O momento histórico deve reunir milhares de fiéis e, claro, líderes mundiais para acompanhar de perto a celebração de início do novo papado. Quem, ao que tudo indica, não marcará presença na solenidade é o rei Charles III e o herdeiro direto ao trono britânico, o príncipe William.
Embora os fãs da realeza esperassem a presença da majestade, é comum que o monarca britânico envie um representante ao compromisso. Desta vez, o nome indicado pelo Palácio de Buckingham para representar a Coroa é o do príncipe Edward.

Entenda
- O príncipe Edward carrega o título de duque de Edimburgo. Ele é o quarto e mais novo filho da rainha Elizabeth II e do príncipe Philip.
- De acordo com informações do portal britânico Express, a rainha Elizabeth também não marcou presença na cerimônia de posse do falecido papa Francisco em 2013. Na época, quem representou a monarca reinante foi o duque de Gloucester, o príncipe Ricardo.
- A cerimônia de posse ocorre 10 dias após a revelação do nome do novo pontífice durante a eleição do conclave, realizada na quinta-feira (8/5).
- O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o 267º papa da Igreja Católica. Ele sucede o papa Francisco, falecido em 21 de abril.
- A missa fúnebre do papa Francisco, que também ocorreu na Praça de São Pedro, em 26 de abril, também não contou com a presença do rei Charles III. O protocolo da realeza britânica veta que o soberano compareça a funerais.
- A homenagem póstuma ao papa argentino durante a cerimônia fúnebre na Praça de São Pedro foi feita pelo príncipe William.
Independentemente da ausência do rei Charles na posse do papa Leão XIV, o palácio afirmou que o chefe de Estado do Reino Unido fez questão de enviar uma mensagem pessoal com os mais sinceros votos dele e da rainha Camilla ao novo líder.
Conheça o príncipe Edward, membro real que irá representar o rei Charles na cerimônia de posse do papa Leão XIV
Nascido em 10 de março de 1964, o filho mais novo dos quatro herdeiros da saudosa rainha Elizabeth II — Charles, Anne e Andrew — o príncipe Edward é conhecido por sua personalidade discreta e distante de escândalos. Desde 1999, ele é casado com a duquesa de Edimburgo, Sophie Rhys-Jones. O casal tem dois filhos, Louise, de 22 anos, e James, de 18.
A realeza já esteve na terceira posição na linha de sucessão ao trono britânico. Segundo o portal Harper’s Bazaar, a posse do rei Charles rebaixou o duque de Edimburgo para a 15ª posição na linhagem.
A biografia do duque de Edimburgo no portal Royal UK revela algumas de suas responsabilidades como membro ativo da família real. Além de assumir funções oficiais em apoio ao rei Charles III, ele dedica grande parte do seu tempo em defesa dos jovens.
O grande foco de sua vida é o Prêmio Duque de Edimburgo, trabalho que Edward desempenha por quatro décadas. Fundado por seu pai, o príncipe Philip, em 1956, o prêmio ajuda adolescentes a construir confiança e desenvolver habilidades essenciais para a vida, a fim de atingirem seu pleno potencial.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.