Até 20 de maio, várias regiões do estado de São Paulo estão recebendo palestras, workshops e homenagens aos profissionais de Enfermagem.
Sob o lema “Mais perto e mais presente”, a Semana da Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) começou na última segunda-feira (12/5) – data que marca o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro – e segue até o Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.
O tema deste ano faz referência aos 50 anos de atuação do Coren-SP e às conquistas ao longo da trajetória. “Este lema traz luz sobre um trabalho que já vem sendo realizado há meio século e que passou a ser visto com mais clareza a partir da pandemia da Covid-19”, explica o presidente do conselho, Sérgio Cleto.
“A Semana da Enfermagem une duas datas históricas muito relevantes para a profissão. Além do contexto histórico, é um momento de reflexão da categoria sobre sua atuação, de comemorar o orgulho de fazer parte da ciência do cuidado e também de estimular a discussão sobre a importância da enfermagem para a sociedade.
Sérgio Cleto, presidente do Coren-SP
Confira a programação completa e faça sua inscrição gratuita
Entre as atrações, neste ano, a palestra oficial do evento traz o tema “A enfermagem no cinquentenário do Coren-SP: onde estamos e aonde queremos chegar”.
Além disso, durante a semana, os profissionais da área também refletirão sobre o futuro da carreira por meio do painel “Conduzindo sua jornada no futuro da enfermagem: Ajuste seu painel mental e seja mentor da sua história”.

Cuidado, autonomia e orgulho
Com essas três palavras, Sérgio resume os anos de trabalho do conselho. Isso porque, além de valorizar a atuação dos mais de 600 mil profissionais de enfermagem de São Paulo, esta edição da Semana da Enfermagem carrega outro marco importante: os 50 anos de história do Coren-SP.
O presidente explica que o Coren-SP trabalha para mostrar à sociedade e às autoridades a relevância da categoria para a garantia do acesso aos serviços de saúde, sobretudo em um país como o Brasil, com um sistema de saúde universal, como o Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste contexto, o Coren-SP atua ativamente na defesa de bandeiras como remuneração e jornada de trabalho justas, e no trabalho pelo reconhecimento, fortalecimento da imagem e autonomia profissional da enfermagem.
“Promovemos atividades de capacitação e aperfeiçoamento gratuito para reforçar as competências técnicas da categoria e assumir novas frentes de atuação, sempre com respaldo na legislação e pareceres técnicos. Como é o caso da inserção de DIU por enfermeiros, uma prática que vem garantindo a democratização do acesso das mulheres ao planejamento familiar e reprodutivo.”
Sérgio Cleto, presidente do Coren-SP
Assim, ao longo dos anos, o Coren-SP esteve à frente de lutas históricas, como a defesa da jornada de 30 horas semanais, a conquista do piso salarial nacional e a criação de espaços de descanso dignos para os profissionais de enfermagem.
O conselho ainda liderou campanhas contra a violência no ambiente de trabalho, como a emblemática “Violência Não Resolve”, e promoveu manifestações públicas em defesa do SUS e da valorização da categoria, além de favorecimento da saúde mental, com levantamentos e o programa “Cuidando de Quem Cuida”.
Os 50 anos do Coren-SP representam não apenas uma celebração institucional, mas um tributo à força, resiliência e protagonismo de uma categoria essencial para a saúde e o bem-estar da sociedade.
Coren-SP
Site | Instagram | Facebook