Quando pensamos em planetas com anéis, é comum que Saturno seja o primeiro mundo do tipo a vir à mente. O que nem todos sabem é que Júpiter, Urano e até Netuno também têm estas estruturas espetaculares, observadas até em planetas anões e asteroides do nosso Sistema Solar.
- Pequenos planetas e asteroides também podem ter anéis como os de Saturno
- Anéis de Saturno vão sumir em 2025? Não é bem assim
William Saunders, cientista planetário do Centro de Pesquisa Langley, da NASA, explica que anéis do tipo são compostos principalmente de gelo e pequenas rochas. “Os de Saturno são feitos principalmente de gelo, e os de Júpiter, de poeira; os de Urano e Netuno são feitos de ambos”, acrescentou.
/i624191.png)
Os anéis dos planetas têm as mais diversas origens — uma delas inclui impactos violentos. Quando um planeta é atingido por um grande objeto, este é rompido e fragmentos da estrutura planetária são disparados ao espaço. A gravidade faz com que a maior parte do material permaneça ali, acumulada na órbita e organizada em um anel.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Também é possível que uma lua azarada se aproxime tanto do seu planeta que acabe destroçada por sua gravidade. O resultado? Uma grande trilha de detritos que, como você deve ter imaginado, forma um anel ao redor do mundo em questão.
Apesar de já conhecerem estes processos de formação dos anéis, os astrônomos ainda investigam os mistérios dos anéis de Saturno, cuja origem permanece desconhecida. Já os de Urano são tão instáveis que precisariam de algum outro objeto para mantê-los, como pequenas luas. “Só que ainda não as encontramos. Este é um dos vários motivos pelos quais precisamos enviar um orbitador a Urano!”, finalizou.
Leia também:
- Animação revela Saturno e seus anéis como um Sistema Solar miniatura; assista!
- Anéis de Saturno podem ser tão velhos quanto o planeta; entenda
Vídeo: Starlink como funciona?
Leia a matéria no Canaltech.