São Paulo — Os Correios cederam o palácio da agência, localizado na Avenida São João, no centro de São Paulo, à prefeitura da capital para sediar o Programa Smart Sampa, sistema de monitoramento de segurança que tem mais de 25 mil câmeras espalhadas pela cidade.
Finalizada a cessão do edifício, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana deve estruturar o projeto de implantação do Smart Sampa no local, que também vai abrigar a sede da secretaria.
De acordo com os Correios, a cessão do espaço é “vantajosa para ambas as instituições”. A agência afirmou, em nota, que a iniciativa irá viabilizar investimentos pela prefeitura na preservação, execução de obras de recuperação e melhorias no imóvel, além do aproveitamento do espaço em benefício da população.
Smart Sampa
- Segundo a Prefeitura de São Paulo, o Smart Sampa é o maior sistema de monitoramento de segurança por câmeras da América Latina.
- O programa usa o reconhecimento facial de câmeras inteligentes para identificar casos de violência urbana e foragidos da polícia, além de ajudar a encontrar pessoas desaparecidas.
- Desde que foi implementado, o sistema capturou 1.153 foragidos da Justiça, e prendeu 835 pessoas até essa quinta-feira (15/5).
- As câmeras do Smart Sampa também localizaram 61 pessoas desaparecidas e possibilitaram 2.344 prisões em flagrante.
- A zona leste é a região mais monitorada, com mais de 7.500 câmeras.
Os Correios preveem ainda uma economia de R$ 3,6 milhões por ano em manutenção predial com o acordo.