Você já se perguntou quantos brasileiros foram ao espaço? Se sim, saiba que o astronauta e atual senador Marcos Pontes e o engenheiro Victor Hespanha foram os únicos, até agora, que ultrapassaram a Linha de Kárman, uma fronteira imaginária a 100 km de altitude considerada o início do espaço.
- O que será do Programa Espacial Brasileiro? Presidente da AEB fala ao Canaltech!
- É oficial! Brasil vai participar do Programa Artemis no retorno de humanos à Lua
Marcos Pontes, natural de Bauru (SP), fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Sua viagem espacial ocorreu em 2006 na Missão Centenário, que celebrou os 100 anos do voo de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação, com o 14-Bis em Paris.
Acompanhado pelo cosmonauta Pavel Vinogradov e pelo astronauta norte-americano Jeffrey Williams, o astronauta brasileiro viajou em 29 de março daquele ano do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em uma espaçonave Soyuz-TMA 8. O destino era a Estação Espacial Internacional.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Eles chegaram ao laboratório orbital em 1º de abril.
Pontes foi o primeiro a seguir para a estação levando a bandeira do Brasil em mãos e passou oito dias por lá. Durante a estadia na microgravidade, ele realizou experimentos científicos de instituições brasileiras, gravou vídeos e tirou mais de 2 mil fotos. Pontes retornou em 8 de abril junto do cosmonauta Valery Tokarev e William McArthur, astronauta da NASA.

Quase 20 anos depois, o engenheiro Victor Correa Hespanha, de Minas Gerais, se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro turista espacial do país. Ele viajou em um dos voos espaciais turísticos da Blue Origin, companhia aeroespacial do bilionário Jeff Bezos, após ganhar um sorteio da Crypto Space Agency.
Diferentemente de Pontes, Hespanha e os demais tripulantes viajaram com o New Shepard, sistema da Blue Origin composto por propulsor e cápsula tripulada. O propulsor leva a cápsula até determinada altitude e desativa seus motores na sequência, enquanto a cápsula continua até chegar ao ponto mais alto da sua trajetória, acima da Linha de Kárman.
É nesta etapa que os tripulantes podem soltar seus cintos de segurança para curtir a sensação de ausência de peso enquanto observam a curvatura da Terra em meio à escuridão do espaço.
“ A gente saiu da linha da atmosfera e via o preto do espaço, como se fosse noite mesmo, e embaixo, a camadinha da atmosfera, fina como a casca de um ovo”, recordou ele em entrevista ao Canaltech.
Veja esta etapa do voo no vídeo abaixo:
The view changes you. #NS21 pic.twitter.com/3gWo5yjDlM
— Blue Origin (@blueorigin) June 4, 2022
Segundo a Agência Espacial Brasileira (AEB), não há planos para uma próxima missão espacial tripulada com um brasileiro. É mais provável que o próximo brasileiro vá ao espaço em um voo espacial turístico da Blue Origin ou de alguma outra empresa que vem se aventurando neste setor crescente.
Leia também:
- Brasil e Portugal assinam acordo de cooperação espacial. O que isso significa?
- Brasil criará tecnologias de plantação de alimentos no espaço
Vídeo: Os telescópios mais incríveis do espaço
Leia a matéria no Canaltech.