O Android 16 pode ganhar um modo para transformar o celular em display inteligente enquanto carrega na horizontal, com acesso a widgets, relógio e outras informações — similar ao que acontece no modo StandBy, do iOS. A informação é do site Android Authority.
- O que será revelado no Google I/O 2025? Veja as expectativas para o evento
- Material 3 Expressive: como o Android mudou nos últimos dez anos?
A principal “suspeita” sobre o desenvolvimento do novo modo surgiu nas notas de atualização do Google Play Services, publicada em 7 de maio: a lista menciona um recurso nos celulares para “usar o Google Cast em dispositivos compatíveis com o modo de espera”, sugerindo a chegada da função no futuro.
De acordo com a matéria original, um dispositivo compatível com o modo de espera poderia ser o Pixel Tablet, que já possui o modo Hub e aceita widgets com a tela de bloqueio na horizontal, mas a novidade deve se expandir aos celulares
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O Google já trabalha para levar os widgets na tela bloqueada para smartphones com a nova versão do sistema operacional. O Android Authority ainda menciona uma linha de código no Android 16 com o termo “Standby”, encontrada nas informações da caixa de diálogo do botão de força do aparelho.

Padrão Qi2 poderia favorecer um novo modo
A maioria das opções de carregamento sem fio do Android deixam o aparelho na vertical, diferente do MagSafe no Android. No entanto, a expectativa é de que mais celulares sejam lançados neste ano com o padrão de carregamento Qi2 Ready, que também usa componentes magnéticos no processo e poderia deixar o aparelho na horizontal.
Até o momento, não há nada confirmado pelo Google sobre a chegada de um modo Standby, mas o desenvolvimento de widgets para a tela de bloqueio e uma possível mudança no mercado para adotar o padrão Qi2 Ready poderiam favorecer a chegada da novidade.
Vale lembrar que o Android já possui o modo Always On Display (“Tela sempre ativa”, em tradução livre) para trazer informações como data, hora e ícones de notificações na tela bloqueada. O modo de descanso no iOS permite flexibilizar o espaço com mais opções de fontes, widgets e até imagens.
Leia também:
- Android 16 e mais: o que esperar da One UI 8?
- Quais celulares devem receber a One UI 8? Veja se o seu está na lista
- Como o Android evoluiu a cada versão | Todas as gerações
VÍDEO: Um ano de testes no Android: Notificações (vs) Economia de Bateria para manter apps em segundo plano
Leia a matéria no Canaltech.