Celular sem sinal? 4 dicas para resolver o problema sem comprar um aparelho novo

Ficar sem sinal de celular pode ser uma tremenda dor de cabeça, especialmente em momentos de necessidade. Essa é uma situação que limita consideravelmente as funções do seu celular, impedindo de enviar mensagens, fazer ligações, acessar o GPS ou usar qualquer outro recurso que exija conectividade com a internet.

  • 50 celulares já são compatíveis com Starlink de Musk sem antena; veja a lista
  • Como Starlink de Elon Musk vai funcionar no iPhone sem precisar de antena?

Caso o problema esteja persistindo além do normal, isso nem sempre quer dizer que seu smartphone está condenado. Existem alguns truques um tanto simples que podem solucionar a falta de sinal de uma vez por todas, então não deixe de tentar cada um deles antes de investir em outro celular.

  • 📱 Encontre seu próximo celular com os preços mais baixos no WhatsApp do CT Ofertas 

A seguir, confira quais são as medidas mais efetivas para recuperar o sinal do celular:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

1. Ligue e desligue o Modo Avião

Esta sempre deve ser a primeira coisa a ser feita ao ficar totalmente sem sinal no celular. O Modo Avião reseta todos os tipos de conexões do seu celular, incluindo Wi-Fi, Bluetooth e rede móvel.

Ao ativar o Modo Avião, o celular se desconecta de tudo. Após desativá-lo, ele vai buscar a melhor conexão de sinal que estiver disponível dentro do seu alcance. Reiniciar o celular promove um efeito semelhante, então qualquer uma das alternativas funciona nesse primeiro momento.

O Modo Avião reseta todas as conexões do celular (Reprodução/Simple Flying)

2. Tire o chip e coloque novamente

Caso o Modo Avião não surta nenhum resultado, ainda é possível tentar tirar e colocar o chip da operadora novamente. Isso pode dar um pouco de trabalho, já que a única forma de abrir o compartimento de chips do celular é com uma pequena ferramenta que vem inclusa na caixa do aparelho.

Por esse motivo, é sempre útil guardá-la consigo quando sair de casa – pois nunca se sabe quando vai precisar dela. Certifique-se de fazer tudo isso sem desligar o telefone.

3. Atualizações da operadora

Em alguns modelos de celular, é possível acessar um menu geralmente intitulado como “Configurações da operadora”. Ali, o dispositivo pode receber atualizações de rotina que melhoram a conectividade do microchip e a qualidade dos serviços móveis.

O recurso está disponível em qualquer modelo de iPhone, mas não pode ser encontrado em todos os smartphones Android. Celulares que contam com Android 15 costumam apresentar essa configuração e, em caso positivo, é bem provável que seu celular já esteja utilizando a versão mais recente do firmware disponibilizado pela operadora.

As atualizações são baixadas e instaladas automaticamente nos celulares compatíveis. Caso seu smartphone disponha desse menu, não custa dar uma olhada para checar se existe alguma atualização pendente.

4. Resete as configurações de rede

Como último recurso, você pode tentar resetar as configurações de rede do seu telefone. Essa seria uma medida extrema, já que acaba apagando dados como senhas salvas de redes Wi-Fi, conexões VPN etc. Contudo, reiniciar uma conexão móvel do zero pode garantir uma melhoria de sinal em alguns casos.

Ao resetar as configurações de rede do seu celular, todos os dados armazenados são deletados (Renato Moura Jr./Canaltech)

Para isso, pesquise nas configurações do telefone “restaurar configurações da rede móvel”. Ao encontrar a opção desejada, basta confirmar o reset para apagar todos os dados relacionados da memória do celular.

Se nada disso resolver o problema, ainda vale a pena procurar sua operadora para encontrar uma solução. Quando a causa parte do chip, substituí-lo por um novo pode ser a resposta. Se não surtir nenhum resultado, então a solução final é trocar de celular.

Leia mais no Canaltech:

  • Próximo Snapdragon 8 Elite vai chegar bem antes do esperado; saiba quando
  • Capacidade de bateria do iPhone 17 Air será ainda menor que o esperado
  • Xiaomi marca data para lançar novo chip, celular, tablet e mais; saiba o que vem

Sim, a Starlink no iPhone é real: A internet via satélite de Elon Musk chegou nos smartphones

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.