Na noite desta segunda-feira (19/5), o Núcleo de Panificadoras da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) deu início à contagem regressiva para a 12ª edição do Festival Nacional da Cuca. O lançamento, realizado no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB), apresentou a programação oficial do festival, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de junho, no Pavilhão da Fenarreco.
A coordenadora do Núcleo, Emili Dognini, destacou a importância do evento, que já se tornou uma tradição no município. Também lembrou do concurso “Resgatando a Tradição da Cuca Alemã”, um dos principais atrativos do festival que segue com inscrições abertas (restam apenas três vagas). Este ano, a disputa promete novidades, com participantes buscando seus ingredientes em uma gôndola montada em parceria com o Supermercado Archer, inspirado no formato do programa Masterchef. A competição ocorrerá nos dois dias de evento, com premiação para os três primeiros colocados.
Além das deliciosas cucas, o festival contará com uma série de atrações culturais, como apresentações de bandas típicas e grupos de danças folclóricas, além de uma feira de artesanato e atividades para as crianças. O tradicional café colonial também estará presente, proporcionando uma verdadeira imersão nas tradições gastronômicas de Brusque.
O Festival Nacional da Cuca não é apenas uma celebração culinária, mas também uma importante vitrine para os empreendedores locais, como destaca o prefeito em exercício, Déco Batisti.
Valdir Walendowsky, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, destacou a importância do evento:
O presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Marlom Sassi, falou da alegria em realizar mais uma edição do Festival: