Após erupção de vulcão, Indonésia emite alerta de tsunami

Logo após a erupção de um vulcão na Indonésia, durante a noite de quarta-feira (17), as autoridades locais emitiram o alerta de risco mais elevado para tsunamis. Até o momento, ainda há riscos associados à atividade vulcância e ao possível tsunami na região da Ásia.

  • Como se forma um vulcão | Das placas tectônicas à erupção
  • Círculo de fogo deve se formar no Oceano Atlântico

O epicentro do problema na Indonésia é o Monte Ruang, com um pico localizado a 725 metros acima do nível do mar, na porção norte do arquipélago. Nas últimas 24 horas, o vulcão entrou em erupção pelo menos cinco vezes, expelindo lava, rochas e nuvem de cinzas pela região.

Segundo a agência de vulcanologia do país, na segunda-feira (15), foi emitido um alerta de risco de atividade vulcânica, após a ocorrência de terremotos nas últimas semanas.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/

Erupção de vulcão e alerta de tsunami

Em uma ilha próxima ao Monte Ruang, a ilha Tagulandang, as casas foram atingidas por rochas vulcânicas incandescentes expelidas pelo vulcão, como se fosse “chuva de lava”.

De forma apressada, os próprios moradores e turistas começaram a evacuar o local. No total, 11 mil pessoas foram retiradas da área de maior perigo, indo para um ponto a pelo menos 6 km do vulcão.

Após erupção do monte Ruang na Indonésia, alerta de tsunami foi emitido (Imagem: Ariefrahman/Wikimedia Commons/CC-BY-SA-4.0)

No entanto, “muitas pessoas ainda estão vagando por aí”, afirma Ikram Al Ulah, membro da equipe de socorro da ilha de Tagulandang, para a agência de notícias AFP. Para ele, elas ainda buscam “retirar bens preciosos de suas casas”.

Para entender a situação, nas redes sociais, foram divulgadas imagens da intensa atividade vulcânica. Ali, é possível observar o momento da erupção do vulcão, enquanto o céu está coberto por relâmpagos:

Por causa da erupção vulcânica, o maior temor das autoridades locais é que parte do monte caia no mar, provocando um terremoto, algo que já foi observado na Indonésia em 2018. 

Indonésia no Anel de Fogo

Vale pontuar que, em 2018, a erupção do vulcão Anak Krakatoa causou um tsunami, após partes da montanha despencarem no mar. Na época, 400 pessoas morreram e outras milhares ficaram feridas. Além disso, o maremoto chegou até as costas de Java e Sumatra.

Esse tanto de atividade vulcânica observada na Indonésia está relacionada com a localização do arquipélago, na região conhecida como Círculo de Fogo do Pacfício. É um arco onde colidem placas tectônicas e que se estende do Japão até o Sudeste Asiático, através da bacia do Oceano Pacífico.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Assassin’s Creed Mirage está de graça por tempo limitado
  • Segundo buraco negro mais perto da Terra é descoberto
  • Cidade perdida achada em Tonga revoluciona a história no Pacífico
  • As 10 fotos mais curtidas na história do Instagram
  • Polícia prende suspeito de vazar dados de 220 milhões de brasileiros
  • Mais protótipos do iPhone 16 reforçam mudanças de design e botão para câmera
Adicionar aos favoritos o Link permanente.