MFDF 2025: saiba quais designers de móveis do DF expõem no evento

Além de criadores, brechós e multimarcas locais, a seleção de peças à venda do Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 terá designers de móveis de Brasília. A lista inclui 10 artistas emergentes da cena, com curadoria de Raquel Chaves, que também será expositora. O evento tem entrada gratuita e aberta ao público, entre 21 e 23 de maio, no Museu Nacional da República.

Vem saber mais!

Metrópoles Fashion & Design - Metrópoles
Clique da segunda edição do MFDF, em 2023. A edição 2025 vai de 21 a 23 de maio, no Museu Nacional da República, em Brasília (DF)

 

Quem são os designers

Além de Raquel Chaves, a lista de designers de móveis do MFDF 2025 inclui Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames, Natteca Store e Samuel Lamas. Todos vivem e trabalham em Brasília, como explica a curadora, com peças fabricadas na cidade, e atuam no segmento há, no máximo, 10 anos.

“Dos últimos anos para cá, muitos profissionais da arquitetura, do design e das artes acabaram direcionando parte do seu trabalho para esse tipo de criação”, explica Raquel. “Busquei uma seleção de peças mais conceituais, um design não tão óbvio do que teríamos em nossas casas.”

Raquel Chaves - @chavesraquel - Metrópoles
A designer de móveis Raquel Chaves, expositora no MFDF 2025, também assina a curadoria de design de mobília

 

Diferencial da seleção do MFDF

Os produtos diferenciam-se em detalhes como formas e materiais, alinhados com tendências mundiais do mercado e que têm tudo a ver com a conexão entre moda e arte que o festival promove. Cosmopolitas, mas também muito brasileiros, como define a curadora, abertos para buscar “o novo” e brincar com as formas.

“O que os torna únicos é esse aspecto de uma criação ímpar”, analisa. “Cada um exprime muito bem a identidade do seu fazer. A partir do momento em que você começa a acompanhar um artista, você sabe que aquela peça é daquela pessoa. As formas que ela usa, materiais, acabamentos, as dimensões da peça. Isso traz uma identidade.”

Metrópoles Fashion & Design - Metrópoles
Itens de design expostos na primeira edição do Metrópoles Fashion & Design, em 2022

 

Importância de movimentar a cena

Raquel, que já participou do MFDF antes, conta que a própria carreira foi impulsionada por eventos como o festival. “É um palco maravilhoso para visibilidade, comunicar que esse tipo de profissional atua em Brasília, somos competitivos, trazemos um bom resultado. É extremamente relevante para a cena cultural”, defende.

Para ela, Brasília é um local que exporta capital criativo em várias áreas, como música, moda, artes, arquitetura e, consequentemente, no design. “O brasiliense precisa ter mais noção disso. Estamos tomando uma dimensão cada vez maior, mas ainda precisamos reforçar, trazer mais palco para esse tipo de projeto”, observa.

9 imagens

Natteca - @natteca.store

Samuel Lamas - @samuel_lamas
Sumauna - @ateliesumauma
Mutum - @estudiomutum
Helena Trindade - @ht.helenatrindade
1 de 9

Beatriz Venancio – @venanciobeatriz

Gui Carsan/Divulgação

2 de 9

Natteca – @natteca.store

Natteca/Divulgação

3 de 9

Samuel Lamas – @samuel_lamas

@samuel_lamas/Instagram/Reprodução

4 de 9

Sumauna – @ateliesumauma

@ateliesumauma/Instagrram/Reprodução

5 de 9

Mutum – @estudiomutum

Mutum/Divulgação

6 de 9

Helena Trindade – @ht.helenatrindade

@ht.helenatrindade/Instagram/Reprodução

7 de 9

Rafaela Gravia – @rafaelagravia

@rafaelagravidesign/Instagram/Reprodução

8 de 9

Lucas Carames – @studiolucascarames

@studiolucascarames/Instagram/Reprodução

9 de 9

Trinka Design – @trinka_design

Trinka Design/Divulgação

 

Metrópoles Fashion & Design Festival 2025

Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.

Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.

Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.

Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.

Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.

Oficinas, como de grafite, upcycling, costura e bordado, também compõem a programação das atividades criativas oferecidas, além da presença de 10 designers de móveis do DF, que exporão criações próprias no festival. São eles: Raquel Chaves, Bia Venancio, Rafaela Gravia, Sumauna, Trinka, Helena Trindade, Mutum, Lucas Carames, Natteca Store e Samuel Lamas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.