Usuários do CAPS Pássaro Livre expõem artes e fotografias na Casa do Duca

Com o intuito de celebrar o Dia da Luta Antimanicomial, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pássaro Livre, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou , nesta quarta-feira (21), uma exposição na Casa do Duca. Na ocasião, os usuários apresentaram à população artesanatos produzidos por eles, além de fotografias que retratam momentos de lazer.

O evento faz alusão a um movimento que busca transformar o modelo de atendimento à saúde mental, com o objetivo de garantir os direitos humanos das pessoas em sofrimento psíquico. O diretor do CAPS, Daniel Nunes, falou sobre a importância da exposição: “É um momento de luta, para lembrar que o usuário não precisa ficar exilado em um hospital psiquiátrico. Nosso evento vem para mostrar à população que eles podem viver em liberdade, cuidando da saúde mental com respeito”, explicou.

Na mesma ocasião, a psicóloga do CAPS, Daiana Batista, comentou sobre as ações desenvolvidas na unidade: “Percebemos que, a cada oficina, passeio ou viagem, nossos usuários apresentam respostas psicológicas significativas. Notamos a diminuição da ansiedade e das crises. Eventos como este só exaltam o trabalho que eles realizam com muita empatia”, destacou.

Durante a exposição, os usuários também realizaram uma apresentação de roda de samba, aferiram pressão arterial e glicemia, e participaram de um momento relaxante, com direito a massagem e música.

ASCOM/Amargosa

O post Usuários do CAPS Pássaro Livre expõem artes e fotografias na Casa do Duca apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.