Rio de Janeiro – A Secretaria Municipal de Saúde do Rio anunciou nesta terça-feira (21 de maio) a próxima fase da vacinação contra a covid-19. A partir de junho, idosos com 70 anos ou mais poderão se imunizar contra a variante JN.1, que já circula em todo o planeta.
Atualmente, apenas quem tem 80 anos ou mais está sendo vacinado com o novo imunizante nos postos da cidade. A ampliação segue o cronograma municipal, que prevê atendimento a pessoas com 60 anos ou mais em julho e, em agosto, aos que têm comorbidades.
Secretaria anuncia novo calendário de imunização
A vacina contra a covid-19 passou a ser atualizada anualmente desde a pandemia. Em 2023, o reforço foi feito com a bivalente, em 2024 com a versão para a cepa XBB e, agora em 2025, com proteção contra a variante JN.1, considerada mais transmissível.
Unidades de vacinação já estão abastecidas
A nova dose já está disponível nas unidades de Atenção Primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, e no ParkShopping Campo Grande, na zona oeste.
Antes disso, as doses foram direcionadas a instituições de longa permanência, onde os primeiros idosos foram vacinados.
Imunização vai além da covid-19
A prefeitura reforça a importância de se manter em dia com outras vacinas essenciais da temporada:
- Influenza (gripe)
- Febre amarela, para quem tiver indicação
- Sarampo
A combinação dessas imunizações é parte de uma estratégia para conter surtos, especialmente em um cenário em que o negacionismo e a sabotagem antivacina ainda ecoam nos porões bolsonaristas.