Suplementos: nutrição esportiva ou consumo para todos?

Ao pensar em suplementos, a maioria das pessoas pensa em exercícios físicos, em fisiculturistas e crescimento muscular. É verdade que suplementação ajuda esportistas e tem benefícios musculares, porém ela vai muito além disso.

O uso de suplementos alimentares tem uso diverso e é algo muito trabalhado pela área da nutrição, da saúde e do esporte. Mas, ainda assim, é cercado de mitos e preconceitos que devem ser desmistificados para qualquer pessoa.

O que é?

Atletas de alto rendimento, fisiculturistas ou pacientes com necessidades específicas fazem bom uso de suplementação. Mas, de forma simples, os suplementos são produtos concentrados de nutrientes que podem ser vitaminas, proteínas, fibras ou outros mais comercializados em vários formatos para complementar a dieta e atingir algum nível desses nutrientes.

É importante ter em mente que suplementos são complementos, como ajudantes, e não devem ser usados como substitutos alimentares nem de forma indiscriminada. O uso de forma errada pode causar ganho de peso e sobrecarga no organismo.

Benefícios

A dieta de qualquer pessoa deve ser montada conforme sua rotina, suas necessidades nutricionais, com base em exames médicos e com acompanhamento profissional correto. Por isso, em alguns casos os suplementos se fazem necessários e ajudam muito.

Na correria do dia a dia, ou com a dificuldade natural de absorção de certos nutrientes, o indivíduo pode recorrer à suplementação de proteínas, por exemplo. É uma boa opção para adolescentes em fase de crescimento e até para vegetarianos.

Necessidades

Há quem consiga manter uma alimentação que supra todas as necessidades de vitaminas, minerais e proteínas, embora seja difícil, mas para alguns dias que não dê, a suplementação auxilia e em alguns casos se faz necessária. 

O lado bom da suplementação é que não há contraindicação, embora seja sempre recomendado o acompanhamento médico em qualquer situação. Pessoas doentes ou saudáveis podem tomar.

Além de atletas, pessoas com deficiências nutricionais, gestantes, idosos com sarcopenia ou qualquer indivíduo com restrições alimentares que atrapalham a absorção podem suprir suas necessidades com o auxílio complementar de suplementos.

Suplementação esportiva

Embora alguns suplementos estejam associados à vida esportiva, eles podem ser tomados normalmente, em conjunto com uma dieta balanceada e nas quantidades corretas. A creatina, por exemplo, ajuda na cognição, na energia e protege a massa muscular do corpo.Ao contrário do que muitos pensam, o whey isolado não é exclusividade de quem faz musculação e toma por estética. Na verdade, ele pode ser útil para qualquer pessoa com carência proteica ou metas específicas de saúde e muitas vezes é recomendado por geriatras.

O post Suplementos: nutrição esportiva ou consumo para todos? apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.