Pesquisadores encontraram, no fundo do mar na Indonésia, os restos mortais de uma população de Homo erectus que podem ter interagido com humanos modernos em um local onde não se esperava esse contato. O espécime estava junto a 6.000 fósseis de animais dragados em um projeto de construção próximo da ilha de Java, numa parte submersa que já conectou o arquipélago indonésio ao continente, há 140.000 anos.
- Homo erectus de sítio na China pode ser um dos primeiros humanos a viver na Ásia
- Espécie humana extinta se adaptou para viver em clima extremo no deserto
O local em questão é conhecido como Sundalândia afundada, já tendo sido planícies cheias de rios e animais como peixes, tartarugas, tubarões de rio, hipopótamos e elefantes.
A presença do H. erectus em questão levou os cientistas da Universidade de Leiden, responsáveis pela pesquisa, a acreditarem que nosso ancestral aproveitou a fertilidade do local para caçar presas entre Java e a ilha de Madura, antigo vale agora afundado no Estreito de Madura. Isso foi reforçado pelo encontro de marcas de corte em ossos fósseis da região.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Interação humana no sudeste asiático
A descoberta, publicada em quatro estudos diferentes na revista científica Quaternary Environments and Human, revelou que os hominídeos da região caçavam tartarugas, primeiro indício da atividade no sudeste asiático, e que miravam em grandes bovídeos semelhantes a vacas. Os H. erectus não eram conhecidos pela atividade, o que leva os pesquisadores a crerem que eles possam ter copiado o comportamento de outros parentes humanos — ou, talvez, desenvolvido a tática sozinhos.

Os H. erectus surgiram há cerca de 2 milhões de anos e foram a primeira espécie a ter um corpo de proporções próximas às humanas, também sendo os primeiros a saírem da África. Eles sobreviveram na ilha de Java até o período entre 117.000 e 108.000 anos atrás, antes dos humanos modernos chegarem ao sudeste asiático, há 77.000 anos. Além de seus restos, a pesquisa na região identificou 36 espécies a partir de 6.372 fósseis diferentes.
Leia mais:
- Quantas espécies humanas já existiram na Terra?
- Cientistas descobrem evidências de uso controlado de fogo de 800.000 anos atrás
- Crânios de humanos e neandertais revelam quando ambas as espécies se cruzaram
VÍDEO: Passagem para o submundo Zapoteca
Leia a matéria no Canaltech.