Os anos 2010 foram bastante intensos para os desenhos animados. Com a popularização de alguns canais de TV por assinatura e as plataformas de streaming ganhando tração especialmente a partir da segunda metade da década, o número de produções animadas aumentou, assim como sua facilidade e rapidez para chegar em outros países.
- 8 desenhos animados que marcaram os anos 1990
- 8 desenhos animados que marcaram os anos 2000
Aqui no Brasil, desenhos dos mais variados gêneros e idades ganharam o carisma do público, seja por sua inocência, representatividade, imaginação e, em alguns casos, por suas temáticas mais maduras.
Desenhos animados que marcaram os anos 2010
Para relembrar algumas das animações mais emblemáticas da década, o Canaltech montou uma lista com 12 desenhos animados que marcaram os anos 2010 e que continuam atuais, merecendo muito serem assistidos. Confira!
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
- Hora de Aventura (2010 – 2018)
- Apenas um Show (2010)
- My Little Pony: A Amizade É Mágica (2010)
- O Incrível Mundo de Gumball (2011 – atual)
- A Lenda de Korra (2012)
- Gravity Falls: Um Verão de Mistérios (2012)
- Steven Universo (2013)
- Os Jovens Titãs em Ação (2013)
- Rick and Morty (2013 – atual)
- Irmão do Jorel (2014 – atual)
- BoJack Horseman (2014)
- One-Punch Man (2015 – atual)
1. Hora de Aventura
Um dos desenhos animados mais populares do Cartoon Network na América Latina, Hora de Aventura é uma animação de aventura, ficção científica e fantasia lançada na televisão em 2010. Baseada em um curta do Random! Cartoons, a produção virou um fenômeno entre diversas idades e perdurou por dez temporadas, além de alguns especiais.
Ambientada em um futuro pós-apocalíptico, Hora de Aventura segue os passos de Finn, um garoto aventureiro, que é também supostamente o último humano existente, e seu melhor amigo e irmão adotivo mágico, Jake, o Cachorro. Juntos, eles vivem estranhas aventuras pela Terra de Ooo, onde topam em seu caminho com personagens como a Princesa Jujuba, o Rei Gelado e Marceline, a Rainha dos Vampiros.
Hora de Aventura pode ser assistido na Netflix e na Max.
2. Apenas um Show
Mais uma produção de enorme sucesso do Cartoon Network, Apenas um Show é uma animação de tom mais sombrio, mas que tem um forte apelo cômico e de fantasia em sua história. Criada por J.G. Quintel em 2010, a série conquistou tanto o público quanto a crítica, chegando a ser indicada para o Emmy e o Annie Awards.
No ar por oito temporadas, Apenas um Show conta a história do gaio-azul Mordecai e do guaxinim Rigby, dois amigos de 23 anos que trabalham como zeladores em um parque. Apesar de suas obrigações diárias, Mordecai e Rigby fazem de tudo para fugir de seus afazeres, o que os leva, muitas vezes, a viverem situações surreais e sobrenaturais.
Apenas um Show faz parte do catálogo da Netflix e da Max.
3. My Little Pony: A Amizade É Mágica
Baseada na franquia de brinquedos da Hasbro, My Little Pony: A Amizade É Mágica não é a primeira adaptação das famosas poneizinhas para a TV, mas é com certeza uma das mais queridas e populares entre o público. Lançada no Brasil pela Discovery Kids, a produção teve ao todo nove temporadas, que ganharam fama além da bolha das meninas jovens.
Lançada em 2010, My Little Pony: A Amizade É Mágica gira em torno da estudiosa unicórnio Twilight Sparkle, enviada pelo governante de sua cidade, Equestria, para aprender sobre amizade em Ponyville. Ao lado de seu assistente dragão Spize, a jovenzinha faz amizade com outras cinco pôneis, com quem descobre ter uma conexão mágica.
My Little Pony: A Amizade É Mágica está disponível na Netflix.
4. O Incrível Mundo de Gumball
Lançada em 2011 no Cartoon Network, O Incrível Mundo de Gumball é uma sitcom bastante famosa pela mistura visual de seus personagens, feitos cada um com uma técnica e estilo diferentes. Bastante sarcástica e cheia de referências à cultura pop, a produção ficou no ar até 2020, tendo sido resgatada recentemente para uma nova temporada em 2025.
Criado por Ben Bocquelet, O Incrível Mundo de Gumball segue os passos do gato azul Gumball, de 12 anos, e de seu irmão adotivo, o peixe dourado Darwin, ao longo de suas aventuras na cidade de Elmore. Muito curiosos, os personagens vivem se metendo em confusões , que frequentemente também envolvem sua irmã intelectual Anais e seus pais Richard e Nicole.
O Incrível Mundo de Gumball pode ser visto na Netflix e na Max.
5. Avatar: A Lenda de Korra
Sequência de Avatar: A Lenda de Aang, A Lenda de Korra chegou na Nickelodeon em 2012, apresentando uma história de fantasia e aventura que se passa 70 anos após o título original. Com um visual steampunk, a série se manteve por quatro temporadas no ar, sendo muito elogiada pelos fãs da franquia e ganhando continuações nos quadrinhos.
Dividida entre Ar, Espírito, Mudança e Equilíbrio, A Lenda de Korra conta a história da personagem-título, uma jovem rebelde da Tribo da Água do Sul, em busca da dominação do elemento final para se tornar uma Avatar. Ao longo desta difícil missão, Korra vai parar na Cidade República, uma metrópole movida a tecnologia a vapor que se torna seu lar e a qual ela passa a defender dos perigos externos.
Avatar: A Lenda de Korra está disponível no Paramount+.
6. Gravity Falls: Um Verão de Mistérios
Desenho do Disney Channel, Gravity Falls: Um Verão de Mistérios é uma série de comédia, aventura e, claro muitos mistérios, lançada em 2012. Muito bem recebida pelo público, a animação foi planejada e teve sua história finalizada após duas temporadas, mas ganhou vida longas em livros e jogos, além de episódios especiais.
Vencedora do Annie Awards de Melhor Programa de Televisão Animado, Gravity Falls tem como protagonistas os irmãos Dipper e Mabel Pines, duas crianças gêmeas de 12 anos muito curiosas. Enviadas para passar as férias de verão com o tio-avô na enigmática cidade de Gravity Falls, Dipper e Mabel o ajudam a administrar sua “Cabana do Mistério” ao mesmo tempo em que desvendam os enigmas e charadas locais.
Gravity Falls: Um Verão de Mistérios pode ser assistido no Disney+.
7. Steven Universo
Criada por Rebecca Sugar para o Cartoon Network, Steven Universo é uma animação de aventura, fantasia e ficção científica lançada em 2013. Passeando por temáticas que envolvem espaço, família, comunidade LGBT e natureza, a série ganhou uma legião de fãs em todo o mundo, dando origem a filmes, livros, quadrinhos e jogos eletrônicos.
Dividida em cinco temporadas, Steven Universo segue os passos de Steven, um garotinho que mora em Beach City ao lado das Crystal Gems, um grupo de guerreiras alienígenas mágicas que protegem a Terra. Enquanto as ajuda em suas missões pelo planeta, Steven também tenta desenvolver os poderes e habilidades que herdou da mãe, a falecia líder das Crystal Gems, Rose Quartz.
Steven Universo faz parte do catálogo da Netflix e da Max.
8. Os Jovens Titãs em Ação!
Spin-off não canônico de Os Jovens Titãs, Os Jovens Titãs em Ação é uma comédia de ação e humor ácido do Cartoon Network. Baseada na equipe homônima de super-heróis da DC Comics, a animação chegou à TV em 2013 com um estilo de animação bastante diferente do título original e diversos crossovers com outras séries animadas da DC.
Desenho que teve nove temporadas e mais de 400 episódios, Os Jovens Titãs em Ação segue a vida dos titãs Robin, Cyborg, Estelar, Ravena e Mutano quando eles não estão salvando o mundo e apenas curtindo sua vida adolescente. Uma série de brincadeiras que atingem outro nível de intensidade graças aos seus poderes heróicos.
Os Jovens Titãs em Ação! está disponível na Netflix e na Max.
9. Rick & Morty
Uma das animações adultas mais queridas da televisão, Rick & Morty é uma série de ficção científica e humor satírico lançada no Adult Swim do Cartoon Network. Atualmente em sua sétima temporada, a produção está em exibição desde 2013, apresentando uma história que passeia por temas bastante niilistas, ou seja, que possuem um grande grau de ceticismo e pessimismo sobre os valores humanos.
Criada por Justin Roiland e Dan Harmon, Rick & Morty mostra as aventuras espaciais e científicas vividas por Rick, um cientista louco, excêntrico e alcoólatra, e seu neto Morty, um garoto de 14 anos ingênuo e de bom coração. As peripécias quase sempre também contam com a companhia dos outros Smith: a inteligente filha de Rick, Beth, seu inseguro e infantil genro, Jerry, e sua neta adolescente (quase) comum, Summer.
Rick & Morty pode ser vista na Netflix e na Max.
10. Irmão do Jorel
Única produção brasileira da lista, Irmão do Jorel é um desenho animado criado por Juliano Enrico para o Cartoon Network, com produção da TV Quase e do Copa Studio. Lançado em 2014, o seriado fez um tremendo sucesso no Brasil e em outros países da América Latina, e está atualmente em sua quinta temporada, já com a sexta renovada.
Cheio de brasilidades, Irmão do Jorel conta a história do personagem-título, um garotinho de oito anos tímido, mas sonhador, que só é chamado assim devido a popularidade do irmão mais velho. Enquanto tenta descobrir seu lugar no mundo e, de quebra, se divertir no processo, irmão do Jorel vive grandes aventuras ao lado de sua excêntrica família e amigos.
Irmão do Jorel faz parte do catálogo da Max.
11. BoJack Horseman
Comédia adulta de enorme popularidade, BoJack Horseman é uma série lançada pela Netflix em 2014. Tratando de temas delicados como depressão, alcoolismo, racismo e sexismo, embebidos por um humor mordaz, a produção foi ao ar ao longo de seis temporadas, chegando a ser aclamada como a melhor animação do século XXI pela BBC.
Ambientada em um mundo em que seres humanos convivem com animais antropomórficos, BoJack Horseman gira em torno do cavalo de mesmo nome, uma estrela decadente, que viveu seu apogeu nos anos 1990, e planeja agora voltar aos holofotes lançando uma biografia. Para isso, no entanto, ele precisa se abrir com sua ghost writer, ao mesmo tempo em que lida com sua agente e colega de apartamento, e disfarça sua baixa autoestima com bebidas e relações fracassadas.
BoJack Horseman está disponível na Netflix.
12. One-Punch Man
Baseada no mangá de mesmo nome, One-Punch Man é um anime lançado em 2015, cujos episódios foram transmitidos simultaneamente no Daisuku e no Hulu. Criada pelo magká ONE e produzida pela Madhouse, a produção ganhou fama em todo o mundo, dando origem a duas temporadas e uma terceira prevista para estrear em outubro de 2025.
Sátira das produções de super-heróis, One-Punch Man conta a história de Saitama, um herói não convencional, a começar pelo fato de ser invencível, podendo derrotar qualquer inimigo com apenas um golpe. Tanto poder, no entanto, fizeram de Saitama um homem bastante entediado e desmotivado, que está sempre em busca de alguém que possa finalmente derrotá-lo.
One-Punch Man pode ser assistido na Netflix.
Leia também:
- 8 desenhos animados que marcaram os anos 1980
- 6 desenhos animados baseados em filmes que não eram para crianças
- 10 desenhos animados antigos para assistir na HBO Max
Leia a matéria no Canaltech.