As baixas temperaturas do outono atingiram o Brasil “com força” nos últimos dias, motivo para a população começar a turbinar a imunidade a fim de driblar gripes e resfriados. Uma forma de fortalecer o sistema imunológico — e espantar a “friaca” — é com uma deliciosa sopa anti-inflamatória. Ao ser acionada pela coluna Claudia Meireles, a nutricionista Letícia Lanzi ensina uma receita de dar água na boca.
Leia também
-
Claudia Meireles
Chef e nutricionista ensina receita de chocolate quente saudável
-
Claudia Meireles
Bife perfeito: chef dá 5 dicas para evitar que a carne fique dura
-
Claudia Meireles
Chef ensina a fazer a pipoca doce perfeita sem deixar o açúcar queimar
-
Claudia Meireles
Chef ensina como fazer a pipoca perfeita e estourar todos os milhos
De acordo com a especialista em nutrição esportiva, alguns ingredientes presentes na sopa — gengibre, cúrcuma e cogumelos — dispõem de potentes ativos anti-inflamatórios. Ela explica que esses alimentos funcionam como “aliados nos quadros contra constipações e gripes”.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Com o outono-inverno, o clima mais ameno oferece espaço para alimentos mais quentes e acolhedores, como as sopas
Getty Images2 de 4
A especialista indica quais ingredientes devem ser usados na sopa, sendo um deles a cúrcuma
Getty Images3 de 4
A cúrcuma tem se mostrado eficaz no combate à inflamação, um fator frequentemente presente em pessoas com diabetes, e pode contribuir para a melhora da sensibilidade à insulina
SportLife/Reprodução 4 de 4
Outro ingrediente da sopa é a abóbora
Getty Images
Letícia faz um adendo quanto à cúrcuma: “A raiz de cor laranja constitui um dos antioxidantes e anti-inflamatórios mais poderosos do planeta e que parece apresentar mecanismos ativos supressores das células cancerígenas.”
A nutricionista menciona que o alimento atua com eficácia na prevenção e diminuição da sintomatologia da demência; na diminuição da inflamação; e na dor associada à osteoartrite, ou seja, a artrose.
Modo de preparo da sopa anti-inflamatória
Ingredientes
- 3 cenouras cortadas em rodelas
- 1 cebola roxa cortada grosseiramente
- 1 abóbora cortada em cubos e sem casca
- 400 g de feijão branco cozido
- 100 g de cogumelos shimeji (ou outros cogumelos frescos)
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de cúrcuma em pó
- 1 colher de sopa de gengibre em pó
- 1,5 l de água
- Leite de coco
- Pitada de pimenta preta
- Sal rosa
Modo de preparo
- Levar ao fogo uma panela com água e esperar levantar fervura.
- Adicionar os legumes descascados e cortados, exceto o feijão-branco. Deixe-os cozinhando por 20 minutos ou até a abóbora ficar mole.
- Acrescente os temperos e o feijão branco. Cozinhe por mais cinco minutos.
- Em uma frigideira antiaderente, aqueça a colher de sopa de azeite e salteie os cogumelos até ficarem dourados. No final, tempere com um pouco de sal rosa e pimenta preta.
- Triture a sopa no liquidificador e sirva com um pouco de leite de coco e os cogumelos shimeji salteados.
Ao fazer a sopa, a cenoura precisa estar cortada em rodelas
A especialista esclarece que optou por adicionar o shimeji porque a sopa “deve conter um teor proteico”. “É importante que tenha alguma fonte de proteína. Eu coloquei uma opção vegetal, pois alguns tipos de proteína animal, como o frango, estão carregados de hormônio. Se o intuito é desinflamar ou reduzir a inflamação, vale incluir algo vegetal”, elucida.
“Incluímos o shimeji com intuito de aumentar o teor proteico da sopa, porque mais do que ser anti-inflamatória, precisa dar sustância também”, pondera Letícia.
A nutricionista explica o motivo de usar o shimeji na sopa
Anti-inflamatório
Conforme detalha a nutricionista, a inflamação crônica pode ser “a culpada” por muitos incômodos, desde o inchaço até dores ou rigidez nas articulações. Ela endossa que “concentrar” a dieta em ingredientes anti-inflamatórios, gorduras saudáveis e alimentos ricos em nutrientes tende a ajudar a evitar o risco de problemas de saúde, como a fadiga, enxaqueca, insônia e ganho de peso.
“Para auxiliar nessa questão, ensinei a opção de sopa, com ingredientes selecionados que ajudarão a acalmar a inflamação no corpo. Os alimentos com esse potencial são os vegetais, leguminosas, ervas, especiarias, grãos integrais e fontes de gorduras saudáveis”, aponta Letícia Lanzi.
A nutricionista salienta sobre a sopa conter ingredientes com compostos anti-inflamatórios
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.