A segunda edição do Seminário Internacional sobre Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia, o maior evento do país dedicado ao combate à violência e ao crime organizado, começa na próxima segunda-feira (26/5).
As principais autoridades relacionadas ao tema, como os ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski; da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; da Controladoria-Geral da União, Vinícius Carvalho; e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa, discutirão formas de vencer a luta contra facções criminosas, evitar que elas continuem arrebanhando seguidores e reduzir a letalidade policial.
Os ministros do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino e Gilmar Mendes e os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Piauí, Rafael Fonteles, estão entre os nomes que participarão dos mais de 30 painéis programados para os quatro dias de evento.
“A segurança pública é a maior preocupação das brasileiras e dos brasileiros; tornou-se, por sua gravidade, um problema antecedente, sem a solução do qual nada no país se resolve adequadamente.”
Walfrido Warde, presidente do IREE e coordenador do seminário
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara, Hugo Motta (PP-PB), são esperados no evento, que conta com a coordenação de Walfrido Warde, do promotor Lincoln Gakiya, de Francisco Mendes (IDP), do ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, do ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Benedito Mariano, do ex-desembargador Marco Antonio Marques da Silva, do ex-promotor Arnaldo Hossepian e dos professores Rafael Valim, Fernando Hideo e Atalá Correia.
Os interessados em acompanhar o Seminário Internacional sobre Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia podem fazer a inscrição gratuita pelo link.
Lilian Tahan, CEO do Grupo Metrópoles, será a mediadora do painel “É indispensável uma redistribuição de competências constitucionais para o combate às máfias?”, que ocorre no primeiro dia de seminário.
Além dela, o diretor da Sucursal do Metrópoles em São Paulo, Fábio Leite, será o mediador do debate sobre a PEC da Segurança Pública – o Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária.
Confira todos os participantes do Seminário Internacional sobre Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia.
Programação
Serão apresentados 30 painéis sobre temas como a atuação do crime organizado no Brasil e no exterior, as tentativas de infiltração no aparato do Estado, as competências das instituições nacionais no combate às organizações criminosas, propostas legislativas em tramitação e a política penitenciária.
Confira a programação completa
Mais de mil pessoas participaram da primeira edição do Seminário Internacional de Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia, em junho de 2024. Com mais de 50 painéis promovidos em dois dias, o encontro ocorreu na sede do IDP, em Brasília (DF), e se consolidou como o maior evento sobre segurança pública já realizado no Brasil.
Os interessados em acompanhar o Seminário Internacional sobre Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia podem fazer a inscrição gratuita pelo link.
2º Seminário Internacional de Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia
Data: 26 a 29 de maio de 2025
Horário: Das 9h às 18h
Local: Hotel Renaissance – Alameda Santos, 2233, em São Paulo (SP)
Mais informações: [email protected]
Faça sua inscrição!