O Enem 2025 poderá ser utilizado novamente como forma de conclusão do ensino médio. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nesta sexta-feira (23/5). Participantes com mais de 18 anos que não concluíram a educação básica poderão obter o certificado, desde que atinjam as notas exigidas.
Certificação volta a ser possível após quase uma década
Até 2016, o Enem permitia a certificação para maiores de idade que alcançassem, no mínimo, 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. Em 2017, essa função foi transferida exclusivamente para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que passou a ser a única opção para a obtenção do diploma de ensino fundamental e médio.
Ministro destaca inclusão com nova medida
Com a retomada da certificação pelo Enem, o Ministério da Educação busca ampliar as oportunidades de acesso à educação formal para jovens e adultos que não completaram os estudos. A medida é vista como forma de valorização do Enem enquanto política pública abrangente.
Cronograma do Enem 2025 já foi divulgado
As inscrições para o Enem 2025 ocorrerão entre os dias 26 de maio e 6 de junho. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, os candidatos enfrentarão questões de linguagens, ciências humanas e redação. Serão 40 questões de língua portuguesa, cinco de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e 45 de ciências humanas.
Leia também
-
Brasil
Enem 2025: exame valerá como certificado de conclusão do ensino médio
-
Brasil
Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas. Confira
Segundo dia de provas foca em exatas e ciências da natureza
No dia 16 de novembro, o exame contemplará 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza. O formato segue o modelo tradicional do Enem, que combina múltipla escolha com redação dissertativa, exigindo preparo multidisciplinar por parte dos candidatos.