O Cine Brasília recebe no dia 30 de maio o documentário Memórias de um Esclerosado, sobre a história real do cartunista Rafael Corrêa, que convive com a doença.
O projeto será exibido em sessão única às 19h, no Dia Mundial da Esclerose Múltipla. A data foi criada para aumentar a conscientização sobre a doença, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Após a exibição do longa, haverá um debate com Rafael, que estará no local a partir das 18h para o lançamento do seu livro Toca Ficha, um compilado dos últimos seis anos de cartuns do artista.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Documentário Memórias de um Esclerosado
Vulcana Cinema2 de 3
Documentário Memórias de um Esclerosado
Vulcana Cinema3 de 3
Documentário Memórias de um Esclerosado
Vulcana Cinema
Premiado como melhor longa-metragem na 28ª edição do Cine PE, Memórias de um Esclerosado conta as experiências pessoais de Rafael convivendo com a doença.
O longa retrata que, quando criança, o cartunista matou de forma cruel e sem motivos um sapo, esmagando seu lado esquerdo.
Quando começou a ter sintomas da esclerose, Rafael percebeu que sua mão esquerda estava paralisada. Dessa maneira, o artista começou a acreditar em uma espécie de karma.
Leia também
-
Cinema
Desmemórias: filme brasiliense ganha data de estreia no Cine Brasília
-
Celebridades
Wagner Moura comenta afastamento do cinema brasileiro e explica motivo
Após ser diagnosticado, ele começou a contar, por meio de quadrinhos autobiográficos, sua experiência com a enfermidade. A produção cinematográfica gaúcha reuniu filmagens caseiras, fotos, quadrinhos, ilustrações e animações, além de acompanhar a rotina do artista.
“Para mim, o maior desafio foi transportar a minha obra em quadrinhos para o cinema. Embora sejam artes irmãs, ambas tem suas peculiaridades na linguagem. Outra dificuldade foi me colocar como personagem de minha própria história e entender os limites entre criador e criatura”, disse.
Sobre a exibição
Estreia de Memórias de um Esclerosado
Local: Cine Brasília
Data e hora: 30 de maio, 19h