Quatro suspeitos de participar de um assalto a apartamentos no bairro de Moema, na zona sul de São Paulo, foram detidos por volta de 17h neste sábado (24/5) após serem perseguidos pelo deputado estadual Delegado Olim (PP).
Ele estava no restaurante Vila Conte, na avenida Macuco, quando viu os suspeitos saírem de um prédio em frente ao local.
O parlamentar, que faz parte da bancada da bala na Assembleia Legislativa (Alesp) relatou ter testemunhado o grupo estourar o vidro da clausura (espaço entre dois portões de acesso) do imóvel e fugir em um carro, momento em que decidiu persegui-los com seu próprio veículo. Um amigo que o acompanhava também teria ajudado.
Leia também
-
São Paulo
Vídeo mostra Delegado Olim perdendo Rolex em assalto em São Paulo
-
São Paulo
Delegado Olim perde Rolex em assalto na Vila Olímpia em São Paulo
-
São Paulo
Moradores protestam contra corte de 6,6 mil árvores pelo Butantan
-
São Paulo
Despedida de diretor afastado emociona alunos: “Não é justo”. Vídeo
A perseguição durou cerca de dois quarteirões, até o parlamentar, que portava uma arma de fogo, atirar contra a parte traseira do veículo, ferindo um dos suspeitos nas nádegas. Segundo o deputado, os homens não estavam armados e o disparo foi feito para obrigá-los a parar o carro.
“Eu entrei com o meu carro e fui perseguindo, até pegar eles lá na Rouxinol com o Jauperi. Que aí eles bateram em vários carros, atropelaram um motoqueiro, e não conseguiram fugir. Eles andaram em várias ruas de Moema na contra mão, e eu na traseira deles, até que eles não tinham para onde fugir e desceram do carro, foram todos colocados no chão”, relatou o deputado estadual, Delegado Olim (PP).
Em suas redes sociais, Olim publicou um vídeo (Ver Acima) em que aparece com arma em punhos enquanto os quatro homens estão deitados no chão e são detidos por policiais civis.
Procurada pelo Metrópoles, a Secretaria da Segurança Pública disse ainda não ter sido encontrado registro do caso, que, “possivelmente, ainda será apresentado”.
Histórico de abordagens
Essa não é a primeira vez que Olim se vê envolvido em ocorrências do tipo. No início deste mês, o Delegado Olim foi vítima de um assalto, enquanto caminhava pela Rua na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo. Na ocasião, ele teve um relógio Rolex roubado.
Há três anos, em março de 2022, o deputado estadual estava em um carro com o atual delegado geral da Polícia Civil, Artur Dian, quando foram abordados por um suspeito na Avenida Angélica, em Higienópolis.
Na ocasião, Dian reagiu e matou o suspeito, que também estaria atrás de relógios. Olim chegou a publicar um vídeo em redes sociais, exibindo o homem caído com uma motocicleta. “Veio de olho em cima do relógio. Já era. Mais um ladrão a menos”, disse na ocasião.