O filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos trará a primeira família super-heróica das HQs em toda a sua glória para o Universo Cinematográfico Marvel (MCU). E, claro, todos sabem que isso significa que virão diversos elementos, como as piadas sem graça de Johnny Storm e também as clássicas invenções de Reed Richards.
- Os 5 melhores momentos do Hulk nos filmes da Marvel Studios
- 5 HQs hediondas demais para a Marvel levar para os filmes do MCU
Interpretado por Pedro Pascal, o inventor já apareceu em algumas prévias analisando dados e trazendo algumas de suas mais loucas criações: como o Fantasticarro e o robô H.E.R.B.I.E. No entanto, óbvio que os fãs querem ver outras ideias dele chegando na (terceira) adaptação live-action — e fazendo toda a diferença na batalha contra os vilões.
Baseado no conteúdo do Comic Book Resources, nós do Canaltech trazemos 10 invenções que Reed Richards, líder do Quarteto Fantástico, pode trazer ao cinema em julho:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Transportador do Pós-Vida
Para trazer Ben Grimm de volta ao mundo dos vivos, Reed Richards apelou para adaptar um dispositivo do Doutor Destino para levar o Quarteto Fantástico ao submundo e resgatar o membro da equipe. Ainda que seja uma jogada “ousada”, ela também pode ser usada para trazer outros personagens de volta ao MCU. Se em Ultimato eles apelaram para a viagem no tempo, porque não esperar uma cartada como a ressurreição de antigos heróis?
Vale lembrar que esta não seria a primeira vez que o assunto seria abordado dentro dos filmes da Marvel Studios. Na franquia Pantera Negra, tanto T’Challa quanto Shuri se comunicam com seus ancestrais e personagens que já fizeram sua passagem. Em Thor: Amor & Trovão (2022) tivemos a presença de Valhalla, enquanto em Cavaleiro da Lua (2022) vemos uma representação egípcia do mundo dos mortos. Ou seja, não é como se não tivessem dado sinais.

9. O Canhão do “Coma”
O filho de Reed Richards e Sue Storm, Franklin, possui a habilidade de alterar a realidade conforme a sua vontade. Ainda que tenha ciência que possui uma habilidade perigosa, isso pode sair de seu controle — como quando dorme e tem pesadelos. Para resolver essa questão, o cientista e líder do Quarteto Fantástico decidiu criar o “Canhão do Coma”. E ele faz exatamente o que você imagina: aqueles que são atingidos por ele entram em estado de coma.
Pode ter sido uma invenção meio drástica, mas que mantém o mundo protegido contra ações do inconsciente de seu próprio filho. Também mostra como o personagem vai até o limite do que é considerado ético e correto para resolver situações que aparecem diante de si — algo que pode ser visto com certos graus de preocupação pelos membros da família e pelos demais super-heróis.

8. A Câmara de Raios Cósmicos
A exposição aos raios cósmicos transformou definitivamente o Quarteto Fantástico, levando eles a obter seus icônicos poderes. Porém, para ajudar Ben Grimm com seu dilema (ele enxerga seu corpo “empedrado” como uma maldição), Reed Richards acaba criando uma máquina que reverte estas condições para dar o poder de escolha ao amigo. Claro, depois de anos e diversas tentativas frustradas.
Seria interessante que Primeiros Passos mostrasse que o grupo tem acesso à invenção, mas mantiveram a sua posição como super-heróis. Ao menos pouparia uma longa e dramática história d’O Coisa sonhando em voltar para sua forma humana para viver de forma comum. E, vamos ser honestos, está na hora do MCU resolver muitos dos seus dramas, não trazer outro.

7. A Prisão da Zona Negativa
Quem leu a saga da Guerra Civil (2008) nas HQs, lembra que todos os heróis que não concordavam com a Lei de Registro de Super-Humanos eram levados para uma prisão que ficava em uma realidade à parte. Essa era a Prisão da Zona Negativa, que exerceu um papel importantíssimo na história e que mantém muitos seres sem qualquer possibilidade de fuga.
Ainda que a obra seja creditada ao líder do Quarteto Fantástico, ela não foi construída de forma isolada. Tony Stark e Hank Pym (personagens que não são conhecidos por ter a consciência no lugar certo) também trabalharam nela e demonstra o lado sombrio dos três super-heróis. É importante lembrar que Reed sempre está a um passo de se tornar tudo o que ele combate.

6. O Dispositivo da Memória
Se em Naruto descobrimos que basta ouvir o passado nefasto do vilão para ter qualquer tipo de diálogo, nas HQs a Marvel foi além e trouxe uma invenção que ajudaria o Quarteto Fantástico a compreender melhor o que levou determinadas figuras a praticarem tanta maldade: o Dispositivo da Memória.
Desta forma, eles não precisam sempre chegar batendo (ou queimando, no caso do Tocha-Humana) seus inimigos. Basta contê-los para compreender a forma como ele age e criar um caminho para que se arrependa de suas ações. Como em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos eles já serão apresentados como um grupo estabelecido, seria bacana ver que conseguiram driblar o famoso “bater primeiro, perguntar depois”.

5. Moléculas instáveis
Reed Richards foi genial quando aplicou as moléculas instáveis nos trajes do Quarteto Fantástico, já que é uma tecnologia que permite que eles se adaptem ao poder de cada herói: seja se alongando, em chamas ou se tornando invisível junto aos seus respectivos usuários. E pode soar bobo, mas seria muito bacana já deixar claro que é algo que eles utilizam e foi criado pelo cientista.
É um nível de qualidade de vida que o cientista projetou para aprimorar o trabalho da família, o que já mostra como ele se preocupa com todos e deseja fazer o melhor por cada um deles. Isso também ajudaria a manter a história “fantástica”, sem toda aquela apelação de realismo que às vezes freia todo o avanço da narrativa e aproximação com nossos heróis favoritos.

4. Nave Fantástica
O Fantasticarro estará presente em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, então nada mais justo que a Marvel Studios também apresente (nem que seja como um protótipo) a Nave Fantástica. Através dela, a equipe pode voar e elas podem se separar para ampliarem a área de cobertura de suas missões.
O veículo integra diversas HQs icônicas do grupo, assim como pode ser usada de formas bem distintas para salvar o dia. E caso não tenha esperanças, é importante relembrar que eles estavam a bordo de uma nave quando chegaram na realidade principal do MCU e que eles precisam se comunicar com Galactus (um ser colossal) de algum modo.

3. O Sinal Fantástico
Quem disse que apenas o Batman pode ser chamado através de um sinal nos céus? No início das HQs do Quarteto Fantástico, Reed Richards criou um sinalizador que toda a equipe poderia usar para acionar os demais em qualquer sinal de perigo ou grandes combates. Assim, a família permaneceria unida, mesmo realizando atividades diferentes pela cidade.
Claro que Reed Richards poderia criar algo muito mais avançado, mas vale lembrar que o longa-metragem se passará em um universo onde temos tecnologia nos anos 60 — o que nem sempre indica que eles seguirão a mesma mentalidade que a vista no Século XXI, principalmente em uma realidade que mal conhecemos.

2. A Ponte
Para abrir as portas para o Multiverso, Reed Richards criou A Ponte: uma travessia segura que ele utiliza para visitar outras realidades e também ter acesso ao que chamam de “Conselho de Reeds” — lugar onde diversas variantes do personagem se reúnem e trocam informações e experiências. Super útil para um gênio, diga-se de passagem.
Deve-se levar em consideração que veremos um grande confronto entre os X-Men e os Vingadores em Avengers: Doomsday, que pode ocorrer após o personagem abrir as portas para a realidade dos filmes da Fox em meio a uma Incursão. A Ponte serviria muito bem para isso. Ou ao menos para trazer John Krasinski de volta como o Sr. Fantástico de outra realidade – que não seria o mesmo de Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura (2022).

1. Nulificador Total
Quando Galactus vêm para a Terra pela primeira vez, o Nulificador Total é o que Reed Richards carrega para ameaçar o vilão. Ela é considerada a arma mais destrutiva de todo o universo, com o vilão evitando devorar nosso planeta para não ser atingido por ela. Levando em consideração que ela é um elemento importante das HQs, é quase certo de que ao menos teremos uma menção dela.
No entanto, isso pode atingir uma escala ainda maior. Nas mãos erradas, o Nulificador Total pode ter sua direção revertida e atingir aquilo que seus usuários desejam proteger. Estamos trabalhando com a possibilidade de Galactus destruir a realidade do Quarteto Fantástico, obrigando eles a fugir para o MCU, mas se na verdade for um erro que o cientista cometeu que condenou toda a sua dimensão? Seria algo interessante, para dizer o mínimo.

As invenções de Reed Richards
Em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, devemos ver uma abordagem mais geral do grupo. Como veremos apenas “pedaços” da sua história de origem, é possível que o foco da narrativa seja direcionado ao grupo mais maduro e com diversas destas invenções de Reed Richards já exercendo um papel distante da trama. Vale notar que o foco será na chegada de Galactus e na passagem da família para a realidade do MCU.
Porém, ainda assim, ainda queremos ver as seguintes criações do Sr. Fantástico nos cinemas:
- Nulificador Total
- A Ponte
- O Sinal Fantástico
- Nave Fantástica
- Moléculas instáveis
- O Dispositivo da Memória
- A Prisão da Zona Negativa
- A Câmara de Raios Cósmicos
- O Canhão do “Coma”
- Transportador do Pós-Vida
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos será lançado exclusivamente nos cinemas, com sua estreia agendada para o dia 25 de julho de 2025.
Leia também no Canaltech:
- As 10 melhores batalhas dos X-Men nas HQs da Marvel
- Thor “indigno”: saiba como Odinson perdeu e recuperou o Mjolnir
- Marvel Comics revive antiga namorada do Homem-Aranha em nova HQ
Leia a matéria no Canaltech.