O bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), da SpaceX e da Tesla, prometeu que ficará “super focado” em suas empresas daqui por diante, para minimizar ou mesmo evitar falhas como as que ocorreram nos serviços da rede social nos últimos dias.
As declarações do empresário foram dadas em mensagem publicada em sua conta oficial no X, nesse sábado (24/5), dia em que a plataforma voltou a enfrentar instabilidade, o que causou dificuldades de acesso aos usuários.
“De volta à rotina de passar 24 horas por dia, 7 dias por semana no trabalho e dormir em salas de conferência, servidores ou fábricas”, escreveu Musk, respondendo a comentários sobre as falhas técnicas do X.
“Preciso estar super focado no X/xAI e na Tesla (além do lançamento do Starship na próxima semana), pois estamos lançando tecnologias críticas”, prosseguiu o bilionário.
“Como ficou evidente com os problemas de estabilidade do X nesta semana, melhorias operacionais importantes precisam ser feitas”, concluiu Musk.
O que aconteceu
- De acordo com o Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de serviços on-line, os relatos de instabilidade feitos por usuários começaram a ser registrados pouco depois das 9 horas (pelo horário de Brasília) de sábado.
- O pico de reclamações ocorreu às 9h40, com mais de 3 mil queixas de usuários.
- No Google Trends, buscas como “Twitter caiu” também tiveram um pico repentino na manhã de sábado.
- As falhas do serviço do Twitter/X aconteceram em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. O serviço já está normalizado.
Instabilidade no Twitter/X
Desde a última quinta-feira (22/5), a rede social de Elon Musk vem acumulando erros e instabilidade, principalmente envolvendo o envio de mensagens diretas (as DMs), além de dificuldade para o carregamento de posts.
Segundo o Downdetector, a maioria das reclamações dos usuários estão voltadas ao funcionamento do aplicativo, mas a versão para navegadores também enfrenta problemas.
Musk promete seguir à frente de suas empresas
Na última terça-feira (20/5), Elon Musk já havia afirmado que deve continuar no comando da Tesla, sua fabricante de veículos elétricos, por pelo menos mais cinco anos.
As declarações do empresário foram dadas durante entrevista após participar de um evento em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Leia também
-
Negócios
Twitter/X fora do ar? Rede apresenta instabilidade pelo 3º dia seguido
-
Negócios
Musk promete seguir à frente da Tesla: “A menos que eu morra”
-
Negócios
Vendas da Tesla, de Elon Musk, despencam ao nível mais baixo em 2 anos
-
Mundo
Musk avalia 100 dias no governo Trump e diz que não foi “tão eficaz”
“Sem dúvida alguma”, respondeu Musk quando questionado se permaneceria no comando da Tesla. “A menos que eu morra. Não é uma questão de dinheiro. É uma questão de ter controle razoável sobre o futuro da empresa”, completou o bilionário.
Ainda segundo Musk, a Tesla “já deu a volta por cima” após amargar resultados negativos em suas vendas na Europa.
No início de maio, uma reportagem do jornal The Wall Street Journal informou que o Conselho de Administração da Tesla estaria buscando um substituto para o bilionário no cargo de CEO.
Segundo a publicação, a iniciativa do colegiado teria sido tomada após a forte desvalorização das ações da companhia, que vem enfrentando dificuldades como a queda nas vendas e boicotes de consumidores em várias partes do mundo.
Atenções divididas com o governo Trump
A participação de Musk no primeiro escalão do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, à frente do Departamento de Eficiência Governamental (Doge), também estaria prejudicando os interesses de suas empresas, segundo o jornal.
A reportagem afirmou ainda que membros do Conselho de Administração da Tesla já teriam entrado em contato com empresas de recrutamento para dar início ao processo de busca por um novo CEO.
No dia 30 de abril, Donald Trump se referiu a Musk em tom de despedida e, apesar dos elogios ao dono da Tesla, indicou que o empresário pode deixar o governo para voltar a se dedicar mais aos negócios.
“Elon é bem-vindo a ficar pelo tempo que quiser”, afirmou Trump. “Mas, em algum momento, acho que ele quer voltar para casa, para seus carros.”
Musk respondeu: “Foi uma honra trabalhar com seu incrível gabinete. Eu gostaria apenas de agradecer a todos. Foi uma honra trabalhar com vocês, obrigado por tudo”.