O que é e como funciona uma bolsa de valores?

Uma bolsa de valores é onde ativos financeiros são comprados e vendidos. O tipo de ativo mais famoso são as ações, que representam uma fatia do capital de uma empresa, permitindo que investidores as negociem.

  • Afinal, o que é IPO? Entenda o processo de abertura de capital de empresas
  • 5 melhores aplicativos para acompanhar ações do mercado

As principais funções de uma bolsa de valores são permitir que empresas consigam captar recursos, sem necessariamente recorrer a instituições financeiras, e que investidores possam investir em empresas a partir do seu capital disponível

O professor de finanças e mercado financeiro da Unicamp, Luiz Eduardo Gaio, explica que pessoas que têm interesse em investir em empresas de petróleo, empresas de aço, empresas de varejo, setor de tecnologia, por exemplo, podem procurar a bolsa de valores.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Ali dentro ele consegue comprar as empresas com diferentes recursos, desde um capital bem expressivo até um recurso menor“, complementa o professor. 

Qual é a bolsa de valores do Brasil?

 A B3 é a bolsa de valores do Brasil, considerada a maior da América Latina em termos de tamanho e concentração de ativos, segundo o professor da Unicamp. O balcão surgiu de várias fusões e aquisições, e hoje reúne ações de mais de 400 empresas.

O principal índice que a B3 controla é o Ibovespa que é formado por um grupo selecionado de ações de empresas listadas na bolsa. A escolha dessas empresas segue critérios rigorosos, como o volume de negociação (liquidez) e o quanto elas representam no mercado.

O objetivo é que, juntas, essas ações correspondam a aproximadamente 80% de todo o volume financeiro negociado na bolsa brasileira.

“O Ibovespa tem uma característica que pode ser diferente dos índices internacionais. Isso porque, ele reflete o comportamento das empresas que têm mais interesse pelo público”, salienta o professor da Unicamp. 

Quais são as principais bolsas de valores?

Luiz Eduardo aponta que uma das principais bolsas de valores do mundo é a Bolsa de Nova York (NYSE) que concentra grandes empresas de divesos setores, assim como abriga índices relevantes para o mercado mundial como o Dow Jones Industrial Average (DJIA) que acompanha o desempenho de grandes e influentes empresas de capital aberto dos Estados Unidos. 

Pexels/Pixabay
Uma das principais bolsas de valores do mundo é a Bolsa de Nova York (NYSE) (Imagem: Pexels/Pixabay)

O professor também indica que bolsas de valores como Euronext, pan-europeia e a Shanghai Stock Exchange (SSE), bolsa de Xangai, na China, são expressivas para o restante do mercado mundial. 

Em relação à B3, Luiz Eduardo explica que, frente ao tamanho das bolsas fora da América Latina, ela não entra como uma das principais, mas continua sendo relevante. 

“A B3 tem uma diversidade, porque estamos falando de ações, de fundos de investimento imobiliário, de derivativos, de contratos de renda fixa, fundos de renda fixa, de câmbio. Ela também tem um mercado sólido, avançado em termos de tecnologia, com sistemas computacionais e operação 100% de forma digital”, destaca o professor da Unicamp. 

5 principais bolsas de valores do mundo

Estados Unidos, Europa e Ásia concentram as maiores bolsas do mundo. Saiba quais são:

  • Bolsa de Valores de Nova York (NYSE);
  • Sistema de Cotação Automática da Associação Nacional de Corretores de Títulos (Nasdaq);
  • Bolsa de Valores de Xangai (SSE);
  • Bolsa de Valores do Japão (JPX);
  • Euronext (concentra operações da Holanda, Bélgica, Irlanda, Portugal, Itália, Noruega e França). 

Leia mais:

  • Como acompanhar a Bolsa de Valores no iPhone
  • Conheça os 10 melhores bancos digitais e o que eles oferecem
  • Como usar o conversor de moedas do Google

VÍDEO: Por que as gigantes de tecnologia aparecem em casos antitruste? O que é isso e o que significa?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.