Vale a pena comprar um Ora 03 usado?

O GWM Ora 03 chegou ao Brasil no final de 2023 com um objetivo claro: disputar mercado com o BYD Dolphin. Ambos modelos foram responsáveis pela significativa redução de preço dos carros elétricos no mercado brasileiro. 

  • Vale a pena comprar um carro híbrido usado?
  • Vale a pena comprar um BYD Dolphin usado?

O pequeno hatch chinês estreou com duas versões: a Skin, que partia de R$ 150.000, e a GT, com bateria maior e motor mais potente, por R$ 187.000. No entanto, os dois modelos passaram por um reajuste, e estão disponíveis atualmente por R$ 169.000 e R$ 199.000, respectivamente.

Mas será que vale a pena comprar um GWM Ora 03 usado? É isso que o CT Auto vai te contar.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Quanto custa um GWM Ora 03 usado?

Na Webmotors, conseguimos encontrar ofertas do GWM Ora 03 entre R$ 120.000 e R$ 170.000. Uma razoável diferença para as versões vendidas zero-km pela fabricante. 

E mesmo com essa alta diferença de preço, quando olhamos a desvalorização do GWM Ora 03, ela não é tão acentuada — principalmente quando comparada a outros veículos elétricos. 

Segundo dados da Tabela Fipe, a versão mais cara do hatch registrou uma depreciação de apenas 11,96% no final de 2024. Esse é um número impressionante, ainda mais quando comparamos com modelos como BYD Dolphin Plus (17,41%) e Peugeot E-208 GT (40,77%). Ou SUVs a combustão, como Jeep Renegade S T270 (19,58%. 

A redução da versão de entrada foi um pouco maior, mas ainda foi superior ao concorrente direto BYD Dolphin (14,92%), com 13,96% de depreciação. Essa diminuição é inferior até mesmo quando comparado ao Chevrolet Tracker Midnight, que registrou 15,74% de desvalorização. 

GWM Ora 03 visto de frente
A versão GT traz alguns elementos focados na esportividade (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Revisões programadas e garantia

As revisões do Ora 03 devem ser realizadas a cada 24.000 km (ou 24 meses). Seu valores são de R$ 838,05 (para a 1ª e a 3ª) e R$ 1.755,15 (para a 2ª). Mas a GWM oferece revisões grátis nos primeiros cinco anos de uso do modelo. Portanto, caso você compre um modelo seminovo, você pode acabar sendo contemplado com isso. 

O mesmo vale para a garantia, já que a fabricante oferece 8 anos ou 200.000 km para a bateria e 5 anos (sem limite de quilometragem) para o veículo. 

As primeiras unidades que desembarcaram por aqui vão completar apenas dois anos de uso no final de 2025, sobrando alguns anos para um possível segundo comprador. 

Como é o Ora 03 Skin e GT

Começando por suas dimensões, o GWM Ora 03 conta com 4,23 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,60 m de altura. O entre-eixos é de 2,65 m. Comparado ao BYD Dolphin, o modelo só perde no último quesito.

A lista de equipamentos é vasta, com ambas versões oferecendo o mesmo nível de acabamento interno e instrumentos, como: faróis e lanternas full led, bancos em couro, chave presencial, painel digital e central multimídia, cada uma com 10,25”, e rodas de liga leve de 18”. 

Há também diversos recursos de segurança: sete airbags,alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de placas de velocidade e câmeras 360º.

Cabine Ora 03
Cabine do GWM Ora 03 Skin (Imagem: Paulo Amara/Canaltech)

Motorização e autonomia

As duas versões disponíveis utilizam a mesma motorização. Tanto o Ora 03 Skin quanto o GT utilizam um motor elétrico dianteiro de 171 cv e 25,5 kgfm, e podem ir de 0 a 100 km/h em cerca de 8,2  segundos, de acordo com a marca. 

A grande diferença está na bateria. A versão mais barata vem de série com uma bateria de 48 kWh de capacidade, disponibilizando uma autonomia de 232 km, de acordo com os dados do Inmetro. 

O GWM Ora 03 GT, porém, acrescenta uma bateria de 63 kWh de capacidade, o que garante uma autonomia de 319 km no padrão do Inmetro. Mas cobra por isso, até mesmo nos modelos vendidos no mercado de usados. 

GWM Ora 03 Skin visto por trás
Lanterna fica localizada no vidro traseiro (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Vale a pena comprar um GWM Ora 03 seminovo?

A compra de um veículo elétrico usado é acompanhada de bônus e ônus. A desvalorização é um dos principais pontos que afastam no momento da aquisição, assim como a deterioração da bateria. 

Na faixa que as versões usadas do GWM Ora 03 estão sendo comercializadas, conseguimos encontrar uma enorme variedade de modelos, sejam eles híbridos, elétricos ou a combustão. Por exemplo, o BYD Dolphin Mini custa menos que R$ 120.000 atualmente. 

Você até pode escolher comprar um GWM Ora 03 seminovo, mas isso tem que ser avaliado e depende muito de qual seu objetivo de uso. 

Leia também:

  • Carros elétricos puros superam vendas de híbridos no Brasil
  • Vale a pena comprar um carro elétrico usado?

Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.