HÁ 20 ANOS – A arte de dizer a cada um o que ele quer ouvir

17:44
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso era um craque no jogo de dizer a cada interlocutor o que cada um gostaria de ouvir. Lula está aprendendo rapidinho.

No caso da reeleição dos atuais presidentes da Câmara dos Deputados (João Paulo Cunha) e do Senado (José Sarney), Lula disse ao ministro Aldo Rebelo que é contra (porque Aldo é amigo do senador Renan Calheiros que quer o lugar de Sarney, e ambos são alagoanos).

Ao ministro José Dirceu, chefe da Casa Civil, Lula disse que é a favor (porque José Dirceu é favorável à reeleição). Lula disse a verdade a José Dirceu. E, discretamente, trabalha para que a reeleição seja aprovada.

17:41
Na reforma ministerial de fevereiro último, Lula convidou Luís Gushiken, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da presidência da República, para ocupar outro lugar na sua assessoria pessoal. Lula já estava insatisfeito com a comunicação do governo desde aquela época – e continua insatisfeito.

Gushiken dispensou o convite apenas com uma frase: “Estou feliz onde estou”. Pronto. Lula não ousou mais tocar no assunto. O episódio prova duas coisas: que Lula gostaria que Gushiken fosse cuidar de outros assuntos; e que o prestígio de Gushiken junto a Lula é maior do que a insatisfação dele com seu trabalho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.