Sony registra patente para que IA jogue videogame por você

A Sony registrou uma nova patente de uma tecnologia um tanto quanto curiosa. O novo recurso permite que uma inteligência artificial simplesmente jogue por você, acabando com momentos em que o jogador fique preso em uma determinada área, seja por causa da dificuldade elevada ou porque simplesmente não quer passar por uma parte do jogo.

  • Sony cria tecnologia que muda dificuldade do jogo em tempo real
  • PlayStation 6 terá Ray Reconstruction e IA Generativa, aponta rumor
Passando o controle para o computador continuar para você (Imagem: Mahtab Mashuq/Unsplash)

No registro feito pela empresa junto ao órgão de patentes do governo dos Estados Unidos, a ideia é que o próprio sistema identifique trechos do jogo e ofereça a possibilidade de assumir o controle das mãos do jogador. Esse modo auto-play usa como exemplo momentos em que você precisa ficar jogando por horas para subir de nível — o famoso grind, muito comum em RPGs —, algo que nem todo mundo gosta de fazer.

A tecnologia usaria uma inteligência artificial que é criada a partir de dados da maneira como você joga, simulando o estilo de cada jogador. Assim que o trecho selecionado chega ao fim, uma notificação avisaria que você pode assumir novamente o controle do jogo.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

De acordo com a descrição da patente, ao usar o modo auto-play, o jogador pode evitar partes de um game que eles não gostam, reduzindo o tempo para completar o jogo, porque a inteligência artificial que assume o comando pode fazer o trabalho em menos tempo. Outra aplicação seria, por exemplo, em jogos de terror, em que a IA poderia ser usada para passar de trechos mais tensos e assustadores, permitindo que o jogador avançasse com mais facilidade na história.

Como ficaria o grinding de um jogo como Genshin Impact em auto-play? (Imagem: Reprodução/HoYoverse)

Apesar de parecer absurdo, vários jogos de PC e de smartphones já contam com algum tipo de automação similar, principalmente MMORPG, que contam com um grinding absurdo e lutas repetitivas que tomam tempo e paciência dos jogadores.

O uso dessas automações não é muito comum nos consoles, mas o registro da patente não significa que ela de fato será usada. No próprio registro feito pela Sony, é possível conferir no documento que a solicitação junto ao órgão de patentes dos Estados Unidos foi realizada em outubro de 2022, sendo publicada apenas em abril de 2024.

  • Inscreva-se no Canaltech Ofertas e receba as melhores promoções da internet diretamente no seu celular!

Caso a Sony de fato tenha planos para um modo auto-play em seus consoles, ainda teremos que esperar um bom tempo para que isso seja colocado em prática. Considerando que a empresa tem patente registrada que indica que o PS5 poderia rodar jogos do PS1 ao PS4 e, sem streaming, ainda não é possível rodar game de PS3 no console, é melhor esperar por uma função auto-play sentado.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Taiwan registra nova onda de terremotos; abalo central tem magnitude 6,3
  • Deadpool & Wolverine | 7 easter eggs e referências do novo trailer da Marvel
  • Meteoro é visto no céu de SC viajando a mais de 110 mil km/h
  • Sonda flagra lago de lava liso como vidro em lua de Júpiter
  • O que mudou do Motorola Edge 30 Pro para o Edge 50 Pro?
  • Samsung oferece troca de tela para aparelhos com defeito da linha verde
Adicionar aos favoritos o Link permanente.