O lander Odysseus, da Intuitive Machines, foi desativado nesta quinta-feira (29), medida necessária devido à chegada da fria noite lunar. A espaçonave desceu ao nosso satélite natural no dia 22, marcando o primeiro pouso de uma sonda privada na Lua e o primeiro de uma espaçonave dos Estados Unidos desde a Apollo 17, em 1972.
- Bandeira do Brasil digital foi à Lua com módulo privado Odysseus
- Da Apollo 1 à Apollo 17: o que fez cada missão do programa lunar da NASA?
A hibernação do Odysseus (ou apenas Odie, como também é chamado) começou depois que seus controladores receberam sua última foto. A imagem — que talvez seja a despedida do lander — foi tirada pouco antes do pouso, e mostra a parte inferior do lander, a Terra e o Sol ao fundo.
Before its power was depleted, Odysseus completed a fitting farewell transmission. Received today, this image from February 22nd showcases the crescent Earth in the backdrop, a subtle reminder of humanity’s presence in the universe.
Goodnight, Odie. We hope to hear from you… pic.twitter.com/RwOWsH1TSz
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–— Intuitive Machines (@Int_Machines) February 29, 2024
Após a chegada da foto, eles enviaram um comando para deixar o computador e sistemas de energia do lander no modo standby. Desta forma, eles esgotaram as energias das baterias do Odysseus e o prepararam para um “cochilo lunar”.
O procedimento permite também que ele acorde em algumas semanas, se seus componentes resistirem. “Boa noite, Odie. Esperamos ouvir de você novamente”, escreveu a Intuitive Machines em uma publicação no X, o antigo Twitter.
Vale lembrar que existem chances de que o Odysseus retome suas atividades. Basta lembrar o que aconteceu com o SLIM, lander do Japão que também entrou em hibernação para enfrentar a noite em nosso satélite natural: apesar do frio, no início da semana a agência espacial japonesa JAXA confirmou que o SLIM voltou à ativa.
Sonda Odysseus
Lançado em 15 de fevereiro por um foguete Falcon 9, da SpaceX, o Odysseus pousou perto da cratera Malapert A, a 300 km do polo sul da Lua. Fotos tiradas durante a descida mostraram que ele acabou quebrando uma ou mais pernas no pouso.
Em seu interior, o Odysseus levou cargas úteis de clientes privados e da NASA. Como a agência espacial conseguiu coletar dados de todos os seus instrumentos ativos no Odie, considerou o pouso um verdadeiro sucesso.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
- WhatsApp verde no iPhone? Atualização muda cor do app
- Fotos da NASA mostram asteroide que passou perto da Terra
- Círculo de fogo deve se formar no Oceano Atlântico
- Thor reúne equipe de deuses que simplesmente humilha os Vingadores
- MWC 2024 | Blackview mostra celular dobrável mais barato do mundo