Os 10 melhores filmes do Studio Ghibli

É impossível falar sobre animações e não citar o Studio Ghibli. Fundado em 1985 por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, o estúdio japonês lançou alguns dos mais importantes filmes do gênero, se destacando não apenas pela preservação dos métodos tradicionais de animação, mas também pela profundidade de suas histórias.

  • O Menino e a Garça | Filme do Studio Ghibli ganha previsão de estreia no Brasil
  • Crítica | Meu Amigo Totoro mostra a relação de otimismo do eu com o mundo

Referência na indústria desde O Castelo no Céu — seu primeiro título oficial, lançado em 1986 —, o Studio Ghibli ficou marcado por ter traços muito característicos, que se destacavam das produções hollywoodianas tanto no estilo quanto no próprio visual, o que ficou ainda mais evidente à medida que o Ocidente apostou cada vez mais no 3D. Além disso, ele ganhou fama pelas muitas camadas que apresentava em suas obras e que quase sempre traziam importantes metáforas e simbolismos sobre a vida.

Meu Amigo Totoro é uma das principais animações do Studio Ghibli (Imagem: Divulgação/Studio Ghibli)

Nesses quase quarenta anos de indústria, a empresa lançou longa-metragens muito populares, como é o caso de O Castelo Animado — filme que faturou US$ 235 milhões em bilheteria mundial — e A Viagem de Chihiro, título que ganhou status de obra-prima e foi vencedor do Oscar 2003 de Melhor Animação, desbancando a toda-poderosa Disney.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Para conhecer os principais títulos lançados pelo estúdio, que sempre explorou temas densos e muitas vezes diretamente ligados à cultura oriental, o Canaltech listou os 10 melhores filmes do Studio Ghibli. Para quem ficou curioso em dar play nas produções, elas estão disponíveis na Netflix, com exceção de Túmulo dos Vagalumes e O Menino e a Garça.

10. Porco Rosso: O Último Herói Romântico

 

Baseado no mangá do mestre Hayao Miyazaki e dirigido pelo próprio animador, um dos mais lendários da indústria, Porco Rosso: O Último Herói Romântico conta a história de Marco Pagot, um ex-piloto da Força Aérea Italiana.

Bastante habilidoso, o veterano de guerra é transformado em um porco antropomórfico devido a uma maldição e, a partir daí, passa a trabalhar como caçador de recompensas, enfrentando piratas aéreos. Nessa jornada, ele vive muitas aventuras, que ficam ainda mais agitadas quando seus alvos decidem se juntar e contratar um piloto para duelar com ele.

Lançado em 1992, Porco Rosso é ambientado na Itália, no período entre guerras, e difere um pouco de outras tramas do Studio Ghibli pelo seu tom mais sério — o que não impede momentos de humor e até algumas pitadas de romance.

9. O Conto da Princesa Kaguya

 

Lançado em 2013, O Conto da Princesa Kaguya é um filme de drama e fantasia que demorou oito anos para ser produzido. Dirigido por Isao Takahata, ele foi o último projeto do co-fundador do estúdio, que faleceu em 2018, aos 82 anos de idade.

Baseado na fábula japonesa O Conto do Cortador de Bambu, o filme gira em torno de uma bebezinha que é encontrada em um tronco de bambu e, com o tempo, se torna uma linda jovem. Toda essa beleza faz com que a garota passe a ser cobiçada por cinco figurões — sendo um deles o imperador do Japão —, e coloque seus pretendentes em enormes enrascadas, aprontando de tudo para evitar o casamento.

Indicado ao Oscar de Melhor Animação, o título deteve por muitos anos o posto de longa-metragem mais caro da história do Studio Ghibli (foram US$ 49 milhões investidos em sua produção), até ser ultrapassado em 2023 por O Menino e a Garça.

8. O Serviço de Entregas da Kiki

 

Uma das animações de fantasia mais famosas do Studio Ghibli, O Serviço de Entregas da Kiki chegou em 1985 aos cinemas.

Inspirada por um livro homônimo escrito por Eiko Kadono, a produção conta a história de Kiki, uma jovem bruxa que, ao completar 13 anos, decide seguir a tradição de seu povo e sair de casa para descobrir sua verdadeira vocação. Na cidade para a qual se muda, a garotinha e o gato Jiji buscam completar seu treinamento e utilizam os poderes que possuem para iniciar um serviço de entregas.

Dirigido por Hayao Miyazaki, o filme é, como muitas outras obras do estúdio japonês, uma metáfora sobre o início da adolescência, quando todos somos meio Kiki e buscamos conquistar nossa independência e encontrar nosso lugar no mundo.

7. O Castelo no Céu

 

Primeiro longa-metragem da empresa, O Castelo no Céu é um filme dirigido por Hayao Miyazaki que conta a história de Sheeta, uma jovem órfã que possui um colar mágico e cai de um dirigível nos braços do mineiro Pazu. Juntos, eles embarcam em uma aventura em que tentam escapar dos perseguidores da menina e encontrar uma ilha flutuante, repleta de tesouros.

Embora seja uma obra de realismo mágico — inspirada no livro As Viagens de Gulliver —, O Castelo no Céu também possui elementos do gênero steampunk, o que inclui robôs gigantes, dispositivos mecânicos e aeronaves movidas a vapor. Lançado em 1986, o filme teve enorme impacto na cultura pop japonesa.

6. O Menino e a Garça

 

Dirigido por Hayao Miyazaki, que saiu da aposentadoria e voltou à ativa dez anos depois de Vidas ao Vento, O Menino e a Garça é uma animação de 2024 baseada no livro Genzaburo Yoshino, de 1937.

Com seu tradicional toque de fantasia, o filme gira em torno de Mahito Maki, um garoto que após perder a mãe, se muda para a área rural do Japão. No local, ele descobre uma torre abandonada, lar de uma garça-real falante e se aventura por um mundo fantástico habitado por seres vivos e mortos.

Lançada nos cinemas sem divulgação de sinopse ou trailer, a produção se tornou a segunda maior bilheteria mundial de estreia do Studio Ghibli — faturando S$ 11,3 milhões em seu primeiro final de semana, atrás apenas de A Viagem de Chihiro — e foi indicada ao Oscar de Melhor Animação.

5. Princesa Mononoke

 

Ambientado no Japão Medieval e com elementos que remetem ao folclore do país, Princesa Mononoke foi lançado em 1997. Dirigido por Hayao Miyazaki, o título segue os passos do príncipe Ashitaka, jovem que tenta defender sua aldeia de um javali amaldiçoado e é contaminado por uma maldição.

Para não se transformar em demônio, o príncipe parte então em uma jornada para encontrar a cura, envolvendo-se no caminho em uma disputa entre os deuses animais da floresta e os humanos que querem destruí-la. A trama explora um dos temas mais trabalhados em toda a filmografia do Studio Ghibli, a ecologia, confrontando a relação dos seres humanos com a natureza e as ameaças à biodiversidade.

4. O Castelo Animado

 

Lançada em 2004, O Castelo Animado é uma animação de fantasia inspirada na obra de mesmo nome de Diana Wynne Jones. Dirigida por Hayao Miyazaki, a produção tem como protagonista Sophie, uma jovem de 18 anos que é amaldiçoada por uma bruxa e se torna uma velha de 90 anos.

Desesperada com a situação, Sophie acaba indo parar no Castelo Animado de Hauru, local em que é contratada para trabalhar como uma de suas funcionárias e onde tem a chance de reverter o feitiço. Muito rico em simbolismos, o filme fala muito sobre os impactos da guerra e faz questão de mostrar toda a dualidade que existe nos seres humanos, nunca 100% bons ou ruins.

  • Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!

3. Meu Amigo Totoro

 

Um dos filmes mais populares do estúdio, especialmente devido ao personagem título da história (que se tornou, posteriormente, o logotipo da empresa), Meu Amigo Totoro é uma produção do Studio Ghibli lançada em 1988 e ambientada no Japão pós-guerra.

Dirigida por Hayao Miyazaki, ela conta a história de duas pequenas irmãs, que se mudam para o campo com o pai para ficar perto da mãe hospitalizada. No local, elas descobrem um mundo de fantasia em uma floresta que fica perto de sua casa e se aproximam de uma criaturinha protetora da natureza, a mais velha de sua espécie.

Com personagens cativantes, que conquistaram também o Ocidente, Meu Amigo Totoro ficou famoso por falar com delicadeza de assuntos como amizade e inocência e mostrar as belezas do mundo rural — outro tema constante nas obras do estúdio.

2. Túmulo dos Vagalumes

 

Mais uma vez repetindo a temática de guerra — dessa vez em um tom ainda mais realista e dramático do que o abordado em outras animações do estúdio —, Túmulo dos Vagalumes é um longa-metragem escrito e dirigido por Isao Takahata. Lançado em 1988, no mesmo dia em que Meu Amigo Totoro, ele é baseado em um conto homônimo e semi-autobiográfico do cantor Akiyuki Nosaka.

Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, no Japão Imperial, o título conta a história de Seita e Setsuko, dois irmãos que perderam a mãe em um bombardeiro e estão longe do pai, convocado para a guerra. Nesse cenário de abandono e destruição, os garotos lutam para sobreviver, abrigados em uma floresta onde se divertem com as luzes dos vagalumes.

De todas as obras do Studio Ghibli, Túmulo dos Vagalumes é disparado a mais triste de todos. É praticamente impossível não chorar com sua trama.

1. A Viagem de Chihiro

 

Considerada a grande obra-prima do Studio Ghibli, A Viagem de Chihiro é uma animação de aventura e fantasia escrita e dirigida por Hayao Miyazaki, que se inspirou na filha de um de seus grandes amigos para criá-la.

Lançada em 2003, ela segue os passos de Chihiro, uma garota que está de mudança com os pais para outra cidade quando a família se perde em um túnel. Ao atravessá-lo, no entanto, eles chegam em uma cidade aparentemente desabitada, onde seus pais são transformados em porcos e Chihiro tem de embarcar em uma difícil jornada para salvá-los.

Vencedor do Oscar de Melhor Animação (o único do Studio Ghibli a conseguir esse feito), o filme é considerado por parte da crítica um dos mais universais da empresa, já que explora temas comuns como maturidade, coragem, relações humanas e a busca desenfreada pela riqueza.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Vídeo mostra construção de cidade faraônica com 170 km no deserto
  • WhatsApp verde no iPhone? Atualização muda cor do app
  • Fotos da NASA mostram asteroide que passou perto da Terra
  • Círculo de fogo deve se formar no Oceano Atlântico
  • Thor reúne equipe de deuses que simplesmente humilha os Vingadores
  • MWC 2024 | Blackview mostra celular dobrável mais barato do mundo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.